ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CARTOGRAFIA NA LICENCIATURA: discussões e reflexões necessárias
DOI :
https://doi.org/10.46789/edugeo.v9i18.643Résumé
O artigo apresenta e discute uma experiência de ensino desenvolvida em um curso de licenciatura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e, ao mesmo tempo, problematiza a dimensão pedagógica da docência no ensino superior como produtora de atividade intelectual no e para o ensino. Trata-se da elaboração de recursos didáticos de cartografia escolar com alunos do segundo semestre do curso de Licenciatura em Geografia da UFPel. A proposta foi desenvolvida no âmbito da disciplina de Cartografia Geral no ano de 2018 e teve como objetivos: elaborar recursos didático-pedagógicos em cartografia escolar para a educação básica, possibilitar discussões sobre práticas pedagógicas voltadas à cartografia escolar nos diferentes níveis de ensino e socializar e promover uma reflexão pedagógica sobre os recursos didáticos organizados. Dentre os temas e conteúdos desenvolvidos e orientados para a elaboração dos recursos didáticos podemos destacar: escala e proporção, cálculo de distâncias, curvas de nível e perfil topográfico. A proposta possibilitou a troca de conhecimentos e a ampliação das compreensões dos alunos em formação inicial no que diz respeito à importância da valorização da cartografia nos processos de ensino e de aprendizagem, bem como proporcionou o reconhecimento de que há uma produção de conhecimento sobre o ensino e a formação de professores no cotidiano da aula universitária.
PALAVRAS-CHAVE
Cartografia, Recursos didáticos, Ensino de Geografia, Formação de professores.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).