A IMAGEM E SEUS APORTES AO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO E DAS FUNÇÕES MENTAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.749Resumo
O uso das diferentes linguagens no ensino de Geografia e as investigações vinculadas a essa temática ampliaram-se no Brasil nas últimas décadas. Dentre essas pesquisas, algumas indicam a potencialidade desses recursos na aprendizagem dos alunos mobilizando os processos cognitivos dos sujeitos. Nesta perspectiva apresentamos neste texto uma reflexão sobre a linguagem imagética, pela ótica da teoria histórico-cultural, demonstrando como algumas funções mentais superiores (percepção, a imaginação e a memória) podem ser mobilizadas com o uso dos recursos visuais. Além dos estudos teóricos neste campo do conhecimento, as contribuições desse texto decorrem também da pesquisa de doutoramento em que se constatou a importância da mediação da linguagem imagética, como um recurso didático no ensino de Geografia. Constatamos que as funções mentais podem ser mobilizadas na constituição de um pensamento geográfico, elas estão relacionadas tanto com a utilização das imagens, enquanto representações materiais visuais, bem como a criação de imagens mentais, com a sua (re)constituição ou internalização, condição inúmeras vezes necessária para a aprendizagem geográfica.
Palavras-chave
Funções mentais superiores, Linguagem imagética, Mediações simbólicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).