O USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS (TA) COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA O PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM SURDEZ

Autores

  • Rodrigo Nascimento Bentes UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.752

Resumo

A presente pesquisa busca analisar o uso das Tecnologias Assistivas (TA) na educação, através de materiais de baixo custo como contribuinte no processo de ensino-aprendizagem nos conteúdos de Geografia para alunos com Surdez. Compreendendo as particularidades de cada indivíduo, o uso de TA pode contribuir com a assimilação de conceitos associados à disciplina e motivar o uso de ludicidade com o auxílio das atribuições existentes da cultura surda, de forma a construir significância a partir de suas adaptações, promovendo interação e a produção do conhecimento com ações educativas que diferem das propostas tradicionais já conhecidas. A abordagem metodológica da pesquisa é de cunho qualitativo com a descrição dos relatos de experiência dos participantes a partir de uma série de problemáticas criadas para desenvolver didáticas assistivas, instigando a formação de ideias e concepções inclusivas através do proposto pela oficina. Pode-se demostrar que cada situação problema desenvolvida foi bem aceita e em grande parte compreendida com êxito. Dessa forma, vale ressaltar que o uso da TA, levando em consideração a postura do educador, mesmo outrora não dispondo de recursos tecnológicos avançados, pode contribuir na formação de seus aprendizes com materiais de fácil acesso, construindo atividades de caráter assistivo sendo de suma importância para possibilitar melhor aprendizagem da pessoa surda, incluindo-a e motivando a ser ativa em seu processo educacional.

Palavras-chave

Tecnologias assistivas, Geografia, Educação inclusiva, Surdez

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Publicado

24/07/2020

Como Citar

Nascimento Bentes, R. . (2020). O USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS (TA) COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA O PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM SURDEZ. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 10(19), 592–605. https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.752