O USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS (TA) COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA O PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM SURDEZ
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.752Resumo
A presente pesquisa busca analisar o uso das Tecnologias Assistivas (TA) na educação, através de materiais de baixo custo como contribuinte no processo de ensino-aprendizagem nos conteúdos de Geografia para alunos com Surdez. Compreendendo as particularidades de cada indivíduo, o uso de TA pode contribuir com a assimilação de conceitos associados à disciplina e motivar o uso de ludicidade com o auxílio das atribuições existentes da cultura surda, de forma a construir significância a partir de suas adaptações, promovendo interação e a produção do conhecimento com ações educativas que diferem das propostas tradicionais já conhecidas. A abordagem metodológica da pesquisa é de cunho qualitativo com a descrição dos relatos de experiência dos participantes a partir de uma série de problemáticas criadas para desenvolver didáticas assistivas, instigando a formação de ideias e concepções inclusivas através do proposto pela oficina. Pode-se demostrar que cada situação problema desenvolvida foi bem aceita e em grande parte compreendida com êxito. Dessa forma, vale ressaltar que o uso da TA, levando em consideração a postura do educador, mesmo outrora não dispondo de recursos tecnológicos avançados, pode contribuir na formação de seus aprendizes com materiais de fácil acesso, construindo atividades de caráter assistivo sendo de suma importância para possibilitar melhor aprendizagem da pessoa surda, incluindo-a e motivando a ser ativa em seu processo educacional.
Palavras-chave
Tecnologias assistivas, Geografia, Educação inclusiva, Surdez
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).