ENSINO DE GEOGRAFIA E RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO: as contribuições de Pistrak para a superação da dicotomia curricular
Keywords:
Planejamento, Ensino de Geografia, Raciocínio Geográfico.Abstract
Saber estratégico para a compreensão do mundo atual, o raciocínio geográfico ocupa lugar secundário nas práticas de ensino de geografia que privilegiam uma lógica de planejamento pautado no conteudismo e na repetição. A partir disso, este trabalho busca discutir a importância do raciocínio geográfico no ensino de geografia para formação de um sujeito que seja capaz de compreender e estabelecer relações espaço-temporais entre fenômenos e processos, aparentemente, desconectados. Para tanto, analisamos algumas ações que consideramos necessárias para que a busca pela construção do raciocínio geográfico se torne objetivo fundamental no ensino de geografia na Educação Básica, dialogando com as contribuições do pedagogo russo Pistrak (1888-1940) no que refere à organização do currículo escolar
Palavras-chave
Planejamento, Ensino de Geografia, Raciocínio Geográfico.
TEACHING GEOGRAPHY AND GEOGRAPHIC REASONING: the contributions of Pistrak for overcoming the curriculum dichotomy
Abstract
Knowing strategic understanding of today's world, the geographic reasoning occupies a secondary place in geography teaching practices that emphasize a logical planning process based on conteudismo and repetition. From this, this paper discusses the importance of geographical reasoning in teaching geography to the formation of a guy who is able to understand and establish spatio-temporal relations between phenomena and processes, apparently disconnected. To do so, we analyze some actions we consider necessary for the pursuit of building the geographic reasoning becomes fundamental goal in geography teaching in basic education, dialogue with the contributions of the Russian pedagogue Pistrak (1888-1940) in relation to the organization of the curriculum academic.
Keywords
Planning, Teaching Geography, Geographic Reasoning.
ISSN: 2236-3904
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