OS PAÍSES TROPICAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO SECUNDÁRIO FRANCÊS ENTRE 1925 E 1960
Keywords:
Livros didáticos, História da geografia, Geografia colonial.Abstract
O tratamento dos países tropicais nos livros didáticos franceses de Geografia entre 1925 e 1960 reflete o estado da ciência na época, mas a sua organização é estritamente determinada pelos textos oficiais e o conteúdo fortemente influenciado pelo estado da sociedade: neste período, os países tropicais eram principalmente colônias a mais serem exploradas.
Palavras-chave
Livros didáticos, História da geografia, Geografia colonial.
TROPICAL COUNTRIES IN GEOGRAPHY TEXTBOOKS FOR FRENCH SECONDARY EDUCATION BETWEEN 1925 AND 1960
Abstract
The treatment of tropical countries in French geography textbooks between 1925 and 1960 reflects the state of science at the time, but its organization is strictly determined by the official texts and content heavily influenced by the state of society: in this period, countries tropical were mainly seen as colonies to explore.
Keywords
Textbooks, History of geography, Colonial geography.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.brDownloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).