AS TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS E NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Keywords:
Livros didáticos, Temáticas físico-naturais, Ensino de Geografia.Abstract
No presente artigo temos o intuito de discutir como os docentes e os livros didáticos abordam os conteúdos relevo, rochas e solos no contexto das temáticas físico-naturais da Geografia escolar. A partir dessa abordagem avaliamos em que medida o ensino encaminhado em torno das temáticas físico-naturais na Geografia Escolar auxiliam os alunos a realizar uma leitura crítica do seu cotidiano. Assim, assentadas na metodologia de pesquisa qualitativa realizamos entrevistas com sessenta docentes da Rede Municipal e Estadual de Educação de Goiânia/Goiás e analisamos os livros didáticos de Geografia do 6º ano aprovadas pelo PNLD de 2008. Com a realização das entrevistas identificamos o perfil dos professores graduados em Geografia que ministram aulas dessa disciplina na educação básica, caracterizamos sua formação inicial e continuada e compreendemos como eles encaminhavam o ensino relativo às temáticas físico-naturais na Geografia Escolar. Com a análise dos livros didáticos averiguamos que subsídios são oferecidos aos professores para o planejamento de suas atividades. Ao longo da pesquisa defendemos que, para o professor realizar um bom trabalho na escola, ele deve possuir uma formação teórico-metodológica consistente, conhecer as orientações curriculares para com elas “dialogar” e dispor de bons materiais de apoio pedagógico-didático.
Palavras-chave
Livros didáticos, Temáticas físico-naturais, Ensino de Geografia.
LOS TEMAS FÍSICO-NATURALES EN LIBROS DE TEXTO Y LA ENSEÑANZA DE LA GEOGRAFÍA
Abstract
En este artículo se discute cómo tratan los contenidos relieve, rocas y suelos en el contexto de las temáticas físico-naturales los profesores y los libros de texto en la enseñanza de la Geografía. Desde este enfoque se evalúa en qué medida la enseñanza de los temas físico-naturales ayuda a los estudiantes a llevar a cabo el análisis crítico de sus vidas cotidianas. Por lo tanto, desde una metodología de investigación cualitativa se realizaron entrevistas a sesenta profesores de Geografía y se analizaron los libros de texto de Geografía aprobados por el PNLD/2008 en Brasil. Con las entrevistas se identificó el perfil de los docentes graduados en la Geografía que enseñan ese curso en la educación básica, su formación inicial y continua. Asimismo procuramos comprender cómo enseñan los temas físicos-naturales. Con el análisis de los libros de texto averiguamos que colaboraciones ofrecen ellos a los maestros para planear sus actividades. A lo largo de este estudio se argumenta que la formación teórico-metodológica, el conocimiento de las orientaciones curricular y de sólidos materiales de apoyo pedagógico son claves para que el trabajo de los profesores sea de calidad.
Keywords
Libros de texto, Temáticas físico-naturales, Enseñanza de la Geografía.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.brDownloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).