UMA APROXIMAÇÃO DA GEOGRAFIA COM O COTIDIANO DOS ESTUDANTES: de Westeros para o mundo real
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v8i15.453Keywords:
PIBID, Ensino de geografia, oficina, metodologiaAbstract
O presente artigo tem como objetivo divulgar uma atividade desenvolvida no âmbito do PIBID Geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), realizada em sala de aula com estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola estadual da cidade de Florianópolis, no ano de 2015. A atividade foi proposta por meio de oficina, tendo como recurso didático a série de televisão Game of Thrones, destacando o estudo do clima. Buscou-se ressaltar a importância de planejar atividades pedagógicas com conceitos da geografia escolar ligados ao cotidiano dos estudantes, focalizando principalmente na necessidade de desconstruir a visão de que conteúdos primordialmente da geografia física são somente descrição e memorização de conceitos abstratos. Com o desenvolvimento da prática foi possível perceber que o interesse dos estudantes pelo conteúdo aumentou significativamente, comparando as aulas teóricas que foram ministradas precedentemente à atividade.
PALAVRAS-CHAVE
PIBID. Ensino de Geografia. Oficina. Metodologia.
AN APPROACH TO GEOGRAPHY WITH THE DAILY STUDENTS: from Westeros to the real world
ABSTRACT
The present article aims to disclose an activity developed in the PIBID Geography of University of the State of Santa Catarina (UDESC), held in the classroom with students of the first year of high school, a state school in the city of Florianópolis, in the year of 2015. The activity was proposed through pratical activities, having as a didactic resource, the television series Game of Thrones, highlighting the study of the climate. The intend was to emphasize the importance of planning pedagogical activities with concepts of school geography linked to the students' daily life, focusing mainly on the need to deconstruct the view that, basically, contents of physical geography are not only a description and memorization of abstract concepts. With the development of the practice it was possible to perceive that the students' interest in the content increased significantly, comparing the theoretical classes that were given previously to the activity.
KEYWORDS
PIBID. Geography teaching. Workshop. Methodology.
ISSN: 2236-3904
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