UMA APROXIMAÇÃO DA GEOGRAFIA COM O COTIDIANO DOS ESTUDANTES: de Westeros para o mundo real

Autores

  • Larissa Anjos Santos Faculdade de Educação - UDESC
  • Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins Faculdade de Educação - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v8i15.453

Palavras-chave:

PIBID, Ensino de geografia, oficina, metodologia

Resumo

O presente artigo tem como objetivo divulgar uma atividade desenvolvida no âmbito do PIBID Geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), realizada em sala de aula com estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola estadual da cidade de Florianópolis, no ano de 2015. A atividade foi proposta por meio de oficina, tendo como recurso didático a série de televisão Game of Thrones, destacando o estudo do clima. Buscou-se ressaltar a importância de planejar atividades pedagógicas com conceitos da geografia escolar ligados ao cotidiano dos estudantes, focalizando principalmente na necessidade de desconstruir a visão de que conteúdos primordialmente da geografia física são somente descrição e memorização de conceitos abstratos. Com o desenvolvimento da prática foi possível perceber que o interesse dos estudantes pelo conteúdo aumentou significativamente, comparando as aulas teóricas que foram ministradas precedentemente à atividade.

PALAVRAS-CHAVE

PIBID. Ensino de Geografia. Oficina. Metodologia.


AN APPROACH TO GEOGRAPHY WITH THE DAILY STUDENTS: from Westeros to the real world

ABSTRACT

The present article aims to disclose an activity developed in the PIBID Geography of University of the State of Santa Catarina (UDESC), held in the classroom with students of the first year of high school, a state school in the city of Florianópolis, in the year of 2015. The activity was proposed through pratical activities, having as a didactic resource, the television series Game of Thrones, highlighting the study of the climate. The intend was to emphasize the importance of planning pedagogical activities with concepts of school geography linked to the students' daily life, focusing mainly on the need to deconstruct the view that, basically, contents of physical geography are not only a description and memorization of abstract concepts. With the development of the practice it was possible to perceive that the students' interest in the content increased significantly, comparing the theoretical classes that were given previously to the activity.

KEYWORDS

PIBID. Geography teaching. Workshop. Methodology.


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Anjos Santos, Faculdade de Educação - UDESC

Aluna da 7 fase do curso de licenciatura em Geografia da FAED/UDESC; bolsista Projeto de Ensino;

Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins, Faculdade de Educação - UDESC

Professora da área do ensino de Geografia, rosa.martins@udesc.br; Coordenadora do LEPEGEO – Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia; Coordenadora PIBID Geografia da FAED/UDESC; Professora do curso de Pós-Graduação em Educação da FAED/UDESC; 

Downloads

Publicado

30/07/2018

Como Citar

Anjos Santos, L., & Militz Wypyczynski Martins, R. E. (2018). UMA APROXIMAÇÃO DA GEOGRAFIA COM O COTIDIANO DOS ESTUDANTES: de Westeros para o mundo real. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 8(15), 266–278. https://doi.org/10.46789/edugeo.v8i15.453

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.