O “NÃO LUGAR” DA CARTOGRAFIA ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DAS ESCOLAS PÚBLICAS PAULISTAS
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v7i13.492Abstract
Neste texto focamos na temática da Cartografia Escolar nos anos iniciais do ensino fundamental. Buscamos compreender como essa área do conhecimento está configurada como componente curricular vinculado ao currículo de Geografia implementado nos cinco primeiros anos do ensino praticado nas escolas públicas do Estado de São Paulo. Levantamos, para isso, reflexões a respeito da produção científica brasileira sobre Cartografia Escolar nos anos iniciais e sobre as estreitas relações existentes entre a Cartografia Escolar e o ensino de Geografia. Entendemos que o presente artigo pode contribuir com o debate nacional a respeito da trajetória da Cartografia para Crianças e Escolares no Brasil e sua constituição como área do conhecimento em contínua construção. Estamos longe de trazer respostas para as várias questões levantadas. A intenção é colaborar com as atuais discussões em curso que buscam ressignificar a Cartografia nas práticas educativas e nas políticas curriculares.
PALAVRAS-CHAVE
Cartografia Escolar. Anos Iniciais. Geografia. Currículo.
EL NO LUGAR DE LA CARTOGRAFÍA ESCOLAR EN LOS PRIMEROS AÑOS DE LA ESCOLARIZACIÓN EN LAS ESCUELAS PÚBLICAS PAULISTAS
RESUMEN
El texto que se presenta tiene como tema de discusión la Cartografía Escolar enseñada en los años iniciales de la escolarización. Tenemos como principal objetivo comprender como esta área de conocimiento se estructura como base curricular involucrada al currículo de la asignatura de Geografía en los primeros cinco años de la escuela primaria, así como sus prácticas escolares en las escuelas públicas del Estado de São Paulo en Brasil. Hemos realizado reflexiones tomando por base la producción bibliográfica brasileña en el área de Cartografía y Geografía Escolar. Consideramos que el presente artículo puede contribuir para fomentar un debate nacional sobre la trayectoria de la Cartografía Escolar en Brasil. No tenemos intención de agotar las cuestiones, ni tampoco dar respuestas definitivas sobre el tema. La intención es colaborar para el avance de las discusiones sobre como promover prácticas educativas y políticas curriculares acerca de la Cartografía enseñada en las escuelas.
KEYWORDS
Cartografía Escolar. Educación Primária. Geografía. Currículo.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).