LA ALFABETIZACION GEOGRAFICA COMUNITARIA DESDE LA PRÁCTICA ESCOLAR COTIDIANA DE LA GEOGRAFIA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v7i14.528Abstract
En el mundo globalizado es evidente una enrevesada realidad geográfica, cuyas consecuencias preocupan al colectivo planetario. Mientras en la práctica escolar de la enseñanza de la geografía, se transmiten contenidos programáticos. Esta discrepancia exige una labor formativa cuya finalidad educativa sea alfabetizar los ciudadanos hacia la conciencia crítica sobre la necesidad mejores condiciones comunitarias. Metodológica- mente, se realizó una revisión bibliográfica para estructurar un planteamiento que reflexiona sobre la realidad geohistórica, la compleja realidad geográfica y la renovación de la práctica escolar cotidiana. Concluye al destacar la exigencia de explicar la realidad geográfica como escenario de la vida comunitaria y donde la enseñanza de la geografía debe renovar su actividad pedagógica y didáctica de su práctica escolar cotidiana hacia la formación integral de los ciudadanos.
PALABRAS CLAVES
Realidad geográfica. Alfabetización geográfica. Práctica escolar cotidiana.
A ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA COMUNITÁRIA NAS PRÁTICAS ESCOLARES COTIDIANAS NA GEOGRAFIA ESCOLAR
RESUMO
No mundo globalizado é evidente uma realidade geográfica complexa, cujas consequências preocupam ao coletivo planetário. Enquanto na prática escolar de ensino de geografia os conteúdos programáticos são apenas transmitidos. Esta discrepância requer um trabalho formativo cujo propósito educacional é educar os cidadãos para uma consciência crítica da necessidade de melhores condições comunitárias. Metodologicamente, foi realizada uma revisão bibliográfica para estruturar uma abordagem que reflete sobre a realidade geohistórica, a complexa realidade geográfica e a renovação da prática escolar diária. A partir disso, conclui-se ressaltando a necessidade de explicar a realidade geográfica como um cenário de vida comunitária e onde o ensino da geografia deve renovar sua atividade pedagógica e didática de sua prática escolar diária para a formação integral dos cidadãos.
KEYWORDS
Realidade geográfica. Alfabetização geográfica. Prática escolar cotidiana.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).