(RE) PENSANDO CORPO E CORPOREIDADE PELA PERFORMANCE E PELA ANÁLISE DE DISCURSO: efeitos de sentidos presentes no discurso discente sobre a Geografia
Keywords:
Interlocução, Pedagogia Performativa, Efeitos de SentidoAbstract
Este artigo refere-se a um projeto piloto realizado com alunos de sextos anos do ensino fundamental. Teve como objetivo desvelar os sentidos sobre aulas de geografia presentes nos discursos e performances fotográficas desses estudantes. Justificamos a prática metodológica pelo fato de tentar compreender melhor performances dos alunos que se demonstravam apáticos e indiferentes a propostas em sala de aula. Como metodologia para análise foi adotado um diálogo entre a Análise de Discurso de linha francesa e a Educação Performativa. Foi realizado experimentações performativas e inserção de atividades que envolvessem a corporeidade, mente e imaginação, para ensino e aprendizagem da geografia. Também, a intenção foi desconstruir sentidos significados quanto as normas tradicionais que desconsideram e disciplinam corpos e corporeidade. Se buscou trazer à tona esses sentidos, como também vislumbrar possibilidades quanto a junção da ciência geográfica e a Educação Performativa, para melhorias efetivas no processo escolar mais humanizado.
PALAVRAS-CHAVE
Geografia, Educação Performativa, Efeitos de sentido.
(RE) THINKING BODY AND CORPOREITY BY PERFORMANCE AND SPEECH ANALYSIS: effects of senses present in the student speech on Geography
ABSTRACT
(Re) thinking body and corporeity by Performance and AD: Effects of senses present in the student speech on Geography. Summary This article refers to a pilot project carried out with sixth-year primary school students. It aimed to unveil the senses about Geography classes present in the speeches and photographic performances of these students. We justified the methodological practice by trying to compete the performances of the students who were apathetic and indifferent to proposals in the classroom. As a methodology for analysis, a dialogue was adopted between the French Speech Analysis and Performative Education. Performative experiments and insertion of activities that involved corporeity, mind and imagination, were carried out for teaching and learning Geography. Also, the intention was to deconstruct meanings meant as traditional norms that disregard and discipline bodies and corporeity. The aim was to bring these senses to light, as well as to envisage possibilities for the combination of geographical science and performative education, for effective improvements in the more humanized school process.
KEYWORDS
Geography, Education, Performative, Effect of sense.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).