USO DA FERRAMENTA DE REALIDADE AUMENTADA - SANDBOX NO ENSINO DE GEOGRAFIA: proposta didática para o tratamento do conteúdo formas de relevo
Abstract
No processo de ensino e aprendizagem é importante que o professor tenha clareza quanto ao propósito de se utilizar todo e qualquer recurso em sala de aula. Quando o emprego dos recursos didáticos não contribui para o atingir os objetivos de ensino definidos, ocorre o comprometimento da capacidade de se concretizar uma aprendizagem significativa. A inserção dos recursos tecnológicos no ensino tem se tornado uma aposta para fomentar propostas didáticas que contribuam para um bom tratamento metodológico dos conteúdos. Considerando que a inserção da tecnologia deve contribuir para tornar a sala de aula um espaço de interação, de receptividade, de construção efetiva de conhecimento é que se propõe neste trabalho refletir sobre a inserção do recurso tecnológico de Realidade AumentadaSandbox, no ensino de Geografia, visando considerar o potencial da ferramenta no tratamento do conteúdo formas de relevo. ASandbox permite a visualização da representação topográfica da superfície terrestre por meio da interface virtual e da manipulação intuitiva. A partir da análise de imagens da Sandbox oriundas de experimentação em turma de ensino médio-integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, Campus Salvador, foi proposto um conjunto de ações didático- pedagógicas mediante a elaboração de sugestão de sequência de ensino para uso da ferramenta.
PALAVRAS-CHAVE
Ensino de Geografia, Temáticas físico-naturais, Recursos tecnológicos.
USE OF THE INCREASED REALITY TOOL - SANDBOX IN GEOGRAPHY EDUCATION: didactic proposal for the treatment of relief forms content
ABSTRACT
In the process of teaching and learning, it is important that the teacher is clear about the purpose of using any and all resources in the classroom. When the use of teaching resources does not contribute to the attainment of the defined teaching objectives, the commitment of the capacity to realize meaningful learning occurs. The insertion of technological resources in teaching has become to bet to foster didactic proposals that contribute to a good methodological treatment of content. Considering that the insertion of technology should contribute to make the classroom a space of interaction, receptivity, and effective construction of knowledge, it is proposed in this paper to reflect the insertion of the technological resource of Augmented Reality Sandbox in the teaching of Geography, aiming to consider the potential of the tool in the treatment of the topographical forms. The Sandbox allows visualization of the topographical representation of the Earth's surface through the virtual interface and intuitive manipulation. Based on the Sandbox image analysis from a high school classroom of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Bahia - IFBA, a set of didactic-pedagogical actions was proposed through the elaboration of a teaching sequence suggestion for use of the tool.
KEYWORDS
Geography Teaching, Physical-Natural Themes, Technology Resources.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).