A CONSTRUÇÃO DE UM PENSAMENTO GEOGRÁFICO DE PROFESSOR:
interpretações de docentes que formam professores no contexto latino-americano
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.760Abstract
Debate-se a construção de um pensamento geográfico de professor a partir do olhar de docentes que formam professores de Geografia em países latino-americanos. Com base nesse objetivo, parte-se da seguinte questão de investigação: que elementos constituem o pensamento geográfico e de que maneira, na formação profissional, constrói-se um Pensamento Pedagógico-Geográfico de Professor? Este escrito resulta de um recorte de tese de doutorado e propõe um debate a partir de referenciais teóricos e elementos originados da pesquisa empírica realizada com professores que atuam na formação de professores de Geografia no Brasil, Argentina, Chile e Colômbia. Utilizou-se a entrevista semiestruturada como recurso e a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2011) como metodologia de interpretação dos dados. Resulta, nesse processo, um movimento inicial de reflexão sobre elementos essenciais à constituição do pensamento geográfico de professor e, posteriormente, a inserção do conceito de Pensamento Pedagógico-Geográfico, entendido como uma estrutura necessária à profissionalidade dos professores de Geografia.
PALAVRAS-CHAVE
Formação de professores, Pensamento de Professor, Pensamento Pedagógico-Geográfico.
LA CONSTRUCCIÓN DE UN PENSAMIENTO GEOGRÁFICO DE MAESTRO: interpretaciones de profesores que forman maestros en el contexto latinoamericano
RESUMEN
Debatimos la construcción de un pensamiento geográfico de profesor desde la mirada de los maestros que forman profesores de geografía en países latino-americanos. Este objetivo se basa en la siguiente pregunta de investigación: ¿qué elementos constituyen el pensamiento geográfico y cómo, en la formación profesional, se construye un pensamiento pedagógico-geográfico del profesor? Este escrito es el resultado de un recorte de la tesis doctoral y propone un debate basado en referencias teóricas y elementos derivados de la investigación empírica realizada con profesores que trabajan en la formación de profesores de geografía en Brasil, Argentina, Chile y Colombia. Las entrevistas semiestructuradas se utilizaron como un recurso y el Análisis de Contenido de Laurence Bardin (2011) como una metodología para interpretar los datos. Se sigue, en este proceso, un movimiento inicial de reflexión sobre elementos esenciales para la constitución del pensamiento geográfico del maestro y, más tarde, la inserción del concepto de Pensamiento Pedagógico-Geográfico entendido como una estructura necesaria para la profesionalidad de los profesores de geografía.
PALABRAS CLAVE
Formación del profesorado, Pensamiento del profesor, Pensamiento pedagógico-geográfico.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).