¿QUÉ ES LA GEOGRAFÍA?
Un enfoque desde las concepciones de los estudiantes universitarios
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.1082Resumen
El artículo propone la existencia de una visión sobre el objeto de estudio de la Geografía que se construye a partir de las concepciones de los estudiantes universitarios sobre su significado. La literatura internacional plantea que las personas que reciben una instrucción geográfica durante la educación primaria, secundaria y universitaria, generan una imagen de esta ciencia que repercute en la práctica, transformación y difusión del conocimiento geográfico en la sociedad. La investigación explora los principales fundamentos teóricos a nivel internacional que sustentan los estudios sobre las concepciones en estudiantes universitarios (principalmente en carreras de Educación y Geografía). Además, detalla en las metodologías y técnicas empleadas, donde prima el uso de encuestas y entrevistas para conocer la opinión de participantes y cómo internalizan el significado de la disciplina. El estudio también explora posibles factores que contribuyen al desarrollo o explican diferentes conceptualizaciones sobre la Geografía. Los resultados confirman al menos diez concepciones diferentes, las cuales varían según el contexto geográfico, nivel y grado académico, aunque con prevalencia mayoritaria de enfoques globalistas, seguido de interaccionistas y terrestres orientados a una Geografía percibida como transmisora de conocimiento disciplinar.
Palabras clave
Concepciones de la Geografía, Conocimiento geográfico, Universidad, Educación geográfica, Geografía.
O QUE É GEOGRAFIA? Um enfoque desde as concepções de estudantes universitários
Resumo
O artigo propõe a existência de uma visão sobre o objeto de estudo da Geografia que se constrói a partir das concepções de estudantes universitários sobre seu significado. A literatura internacional indica que as personas que recebem uma instrução geográfica durante o ensino fundamental, ensino médio e universitário, geram uma imagem desta ciência que repercute na prática, transformação e difusão do conhecimento geográfico na sociedade. A pesquisa explora os principais fundamentos teóricos a nível internacional que sustentam os estudos sobre as concepções em estudantes universitários (principalmente em carreiras de Educação e Geografia). Ademais, detalha as metodologias e técnicas empregadas, nas quais predomina o uso de enquetes e entrevistas para conhecer a opinião dos participantes e como internalizam o significado da disciplina. O estudo também explora possíveis fatores que contribuem com o desenvolvimento ou explicam diferentes conceptualizações sobre a Geografia. Os resultados confirmam pelo menos dez concepções diferentes, as quais variam segundo o contexto geográfico, nível e grau acadêmico, ainda que prevaleçam enfoques globalistas, seguido de interacionistas e terrestres, orientados a uma Geografia percebida como transmissora de conhecimento disciplinar.
Palavras-chave
Concepções da geografia, Conhecimento geográfico, Universidade, Educação geográfica, Geografia.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).