SOBRE A ESPACIALIDADE E OS PROPÓSITOS DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.1089Resumen
A geografia é muitas vezes vista no senso comum como um conjunto de conhecimentos sobre as caraterísticas de lugares, regiões e/ou territórios. Ao mesmo tempo, no ambiente acadêmico ainda são recorrentes as reflexões acerca da natureza epistemológica desta ciência. Este artigo é fruto de uma pesquisa de doutorado em geografia em andamento e pretende contribuir com as reflexões sobre as relações entre saberes científicos e escolares. Quais devem ser os propósitos e objetivos da educação geográfica realizada em contextos escolares? O que a educação geográfica apresenta de singular do ponto de vista epistemológico e que a diferencia de outros campos do conhecimento, disciplinas e visões do senso comum? As reflexões presentes neste trabalho se somam a outras publicações recentes na geografia brasileira e britânica que apontam para a importância da espacialidade dos fenômenos como ponto de partida para um raciocínio realmente geográfico.
Palavras-chave
Educação geográfica, Geografia escolar, Raciocínio geográfico.
SPATIALITY AND THE PURPOSES OF GEOGRAPHICAL EDUCATION
Abstract
Geography is often seen in common sense as a body of knowledge about the characteristics of places, regions and / or territories. At the same time, reflections on the epistemological nature of this science are still recurring in the academic environment. This article is the result of an ongoing PhD research in geography and aims to contribute to reflections on the relationship between scientific and school knowledge. What should be the purposes and objectives of geographic education carried out in school contexts? What is unique about geographic education from an epistemological point of view and what differentiates it from other fields of knowledge, disciplines and common sense views? The reflections present in this work are added to other recent publications in Brazilian and British geography that point to the importance of the spatiality of phenomena as a starting point for a truly geographic thinking.
Keywords
Geographic education, School geography, Geographic thinking.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).