POR UMA PERSPECTIVA ESPACIAL DA ESCOLA
Palabras clave:
Espaço, Escola, Cotidiano.Resumen
Este artigo propõe uma investigação da escola sob o ponto de vista das suas especificidades como espaço. Para isso foi necessário percorrer um caminho pela desnaturalização das noções de espaço, contextualizando-as e compreendendo que o conceito é uma construção referenciada em elementos culturais, históricos e sociais. A partir disso, buscou-se referência nas concepções de espaço trabalhadas principalmente na Geografia, em especial, com suporte em Doreen Massey e Milton Santos. Assim, considerando o cotidiano como uma dimensão do espaço e a escola como um fenômeno espacial, alguns momentos e 'cantos' da escola foram investigados, na tentativa de compor um quadro significativo do funcionamento da unidade escolar. Na conjugação dessas reflexões foi possível perceber o quanto a escola é uma composição de práticas espaciais e como é, também, o encontro de fenômenos em diferentes escalas. Em função disso, a presente dissertação desenvolve uma investigação baseada em uma análise espacial, como forma de contribuir para a reflexão sobre a escola.
Palavras-chave
Espaço, Escola, Cotidiano.
TOWARDS A SPATIAL PERSPECTIVE OF SCHOOL
Abstract
This study offers an investigation of a school from the point of view of its aspects as a place. In order that it was necessary to go through a path of denaturalization of notions of place which were than, contextualized and understood as concepts based on historical, social and cultural elements. Geography references on place concepts were considered, particularly the ones of Doreen Masssey and Milton Santos. Therefore regarding daily routine as a place perspective and the school as a place phenomenon, several moments, areas and corners were investigated in order to compose a meaningful picture of the school operation. This study notices that the school is a combination of place actions as well as a conjunction of events in different dimensions. Hence, this dissertation evolves an analysis of place as a way to contribute to further reflections on the school.
Keywords
Space, School, Daily life.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.brDescargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).