AULA DE CAMPO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: proposta metodológica e estudo de caso
Resumen
No contexto das significativas mudanças e transformações da sociedade nas últimas décadas em nível global, a geografia teve de repensar sua função na condição de tradicional disciplina do currículo escolar. Com a necessidade de novas práticas pedagógicas que se apliquem ao cotidiano dos alunos, as aulas de campo surgem como importante atividade de apoio ao ensino de geografia. Nessa perspectiva, com base nos resultados recentes do Projeto Expedições Geográficas (UFPR/Licenciar), o presente trabalho propõe uma metodologia para o planejamento e organização de aulas de campo em escala local, pautada em três momentos: o pré-campo, o campo e o pós-campo, e que resultaram no estudo de caso com alunos do 6º ano (Ensino Fundamental) da Escola Estadual Aline Picheth, localizada em Curitiba/PR. Ao todo foram realizadas seis aulas de campo, cujos objetivos foram propostos inicialmente, com destaque para orientação/localização, inserção às geotecnologias e interpretação e reconhecimento dos elementos da paisagem. A metodologia se mostrou eficaz e apresentou resultados satisfatórios, evidenciando a potencialidade da aula de campo como recurso didático-pedagógico.
Palavras-chave
Ensino de Geografia, Aula de campo, Prática didático-pedagógica.
FIELD CLASS AS PEDAGOGICAL PRACTICE IN TEACHING OF GEOGRAPHY FOR FUNDAMENTAL EDUCATION: proposed methodology and case study
Abstract
In the context of significant change and transformation of society in recent decades at the global level, geography had to rethink its role in the condition of traditional discipline of the school curriculum. With the need for new teaching practices that apply to the daily lives of students, field classes emerge as an important activity to support the teaching of geography. At this perspective, based on recent results of the Project Expedições Geográficas (UFPR/Licenciar), this paper proposes a methodology for planning and organizing field classes at the local scale, based on three points: the pre-field (planning and organization stage), the field (realization of the activity) and post-field (evaluation and discussion stage), which resulted in the case study with students from 6th grade (elementary school) of Aline Picheth School, located in Curitiba/PR. Altogether six field classes were performed, with themes proposed initially, with emphasis on orientation/location, geotechnologies insertion and interpretation and recognition of landscape elements. The recorded proposals by the students during the activity denoted the fast assimilation of the contents against the reality experienced in loco, presenting satisfactory results and demonstrating the potential of the field class as an auxiliary teaching-pedagogical resource.
Keywords
Teaching of Geography, Field class, Ditactic-pedagogical practice.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).