LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma proposta de abordagem do tema de resíduos sólidos
Resumen
Este artigo tem como finalidade demonstrar como é tratado o tema de resíduos sólidos nos livros didáticos. O objetivo é analisar a importância desse material em sala de aula, além de delimitar os avanços, as prioridades, as lacunas e a fragmentação relacionadas ao tema de resíduos sólidos, presentes nos livros didáticos de Geografia do segundo ciclo do ensino fundamental. O intuito é contribuir para que a discussão do tema, realizada no âmbito científico, seja materializada nas salas de aula, além de apresentar sugestões teóricas e metodológicas que contribuam para a aquisição de conhecimentos. Foram realizadas análises das coleções selecionadas pelo PNLD-2007 para o 2º ciclo do ensino fundamental com base em diretrizes formuladas a partir de entrevistas com professores universitários que pesquisam o tema. Observou-se com base nas análises das coleções que os temas relacionados aos resíduos sólidos são abordados a partir do problema gerado e, embora em algumas coleções perceba-se a preocupação em propor formas de redução do consumo, do desperdício e alternativas de tratamento, essas informações são estanques e dificultam a construção de significados a respeito do assunto.Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).