O TEMA ÁFRICA E A GEOGRAFIA ESCOLAR: uma experiência no Ensino Fundamental II
Resumen
Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência no ensino funda mental, mais especificamente no estágio supervisionado de formação de professores, realizado com a turma do 9º ano da Escola Estadual Nestor Lima, em Natal-RN, quando trabalhamos a formação e ressignificação do conceito de África. Para tal fim fizemos uma descrição da escola e da turma na qual o projeto foi executado, como também, relatamos o planejamento, a execução e a avaliação do projeto, fazendo uma reflexão sobre todos esses momentos dessa ação docente. Os resultados mostraram que o projeto de ensino foi desenvolvido com êxito, apesar de que em alguns casos o objetivo almejado não foi atingido. Por fim, esta experiência vivenciada no estágio servirá não só para futuros estagiários, como também, para os professores em atuação.
Palavras-chave
África, Geografia Escolar, Ensino Fundamental II.
THE AFRICA THEME AND THE GEOGRAPHY SCHOOL: an experience in the middle school
Abstract
This article aims to describe an experience in elementary education, specifically in supervised training of teachers, conducted with the class of 9's year of school Nestor Lima, in Natal-RN, when we work the formation and the redefinition of the concept of Africa. To this end, we made a description of the school and the class in which the project was executed, and also we report the planning, execution and evaluation of the project, making a reflection on all these moments of teaching action. The results showed that teaching project was to realized successfully, although in some cases the aim was not reached. Finally, this experience lived in the supervised training will be an example not only for future trainees, and also for teachers in action.
Keywords
Africa, Geography of school, Middle school.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).