OS MANUAIS ESCOLARES DE HERMANTINA RICCIOPPO: resgates da produção de conhecimento geográfico escolar no Triângulo Mineiro, em meados do século XX
Resumen
A partir da análise de dois manuais escolares produzidos por uma professora do ensino primário, este trabalho elucida elementos históricos da disciplina escolar de Geografia e suas particularidades no ensino em meados do século XX, no município de Uberaba, no Triângulo Mineiro, Estado de Minas Gerais, bem como a contextualização histórico-cultural e as influências pedagógicas que nortearam a elaboração da obra. Estes manuais tiveram sua primeira publicação em 1962 e foram produzidos pela professora Hermantina Riccioppo, sendo destinados ao ensino primário e envolvendo Geografia, História e Ciências Naturais. Acreditamos que o contexto de formação profissional, de influência pedagógica, de pesquisa, de dificuldades e ao mesmo tempo de incentivos institucionais, de uma realidade sociopolítica e de desenvolvimento do trabalho escolar com os alunos no Grupo Escolar Minas Gerais se constituíram como um arranjo cultural que se materializou nos manuais escolares.
Palavras-chave
Manuais escolares, Professora/autora, História da disciplina geografia, Triângulo Mineiro.
LOS MANUALES ESCOLARES DE HERMANTINA RICCIOPPO: resgates de la producción de conocimiento geográfico escolar en el Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil, a mediados del siglo XX
Resumen
Desde el análisis de dos libros de texto producidos por una maestra de escuela primaria, este trabajo aclara elementos históricos de la disciplina escolar de Geografía y sus peculiaridades en la enseñanza a mediados del siglo XX, en Uberaba, en el Triângulo Mineiro, Minas Gerais, así como el contexto histórico y cultural y las influencias pedagógicas que guiaron el desarrollo de la obra. Estos manuales se publicaron por primera vez en 1962 y fueron producidos por la maestra Hermantina Riccioppo, siendo asignado a la educación primaria y la enseñanza de Geografía, Historia y Ciencias Naturales. Creemos que el contexto de la formación profesional, la influencia pedagógica, la investigación, y las dificultades mientras que los incentivos institucionales, la realidad socio-política y el desarrollo del trabajo escolar con los estudiantes en el Grupo Escolar Minas Gerais se constituyó como una conjunción cultural que se ha materializado en libros de texto.
Palabras clave
Manuales escolares, Maestra/autora, História de la disciplina geografia, Triângulo Mineiro.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.brDescargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).