PRESENÇA INDÍGENA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA
Palabras clave:
Livros didáticos, Geografia, Indígenas.Resumen
Historicamente no Brasil a abordagem da temática indígena em livros didáticos tem sido empregada de modo superficial frente à imensa diversidade intrínseca aos povos indígenas. Atualmente busca-se a efetivação da lei 11.645, de 10 de março de 2008, instituindo a obrigatoriedade do estudo de história e cultura indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e privados. No entanto, essa obrigatoriedade precisa estar alicerçada em princípios didáticos que considerem os modos de vida e as dinâmicas destes povos na contemporaneidade. Este trabalho discute diferentes abordagens reservadas pela Geografia escolar à temática indígena que consta em livros didáticos de Geografia do 6º e 7º ano do ensino fundamental, aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático em 2008 e 2014, respectivamente. O referencial teórico que fundamentou a pesquisa está ancorado na perspectiva Geografia Cultural e dos estudos Pós-Coloniais. Buscou-se sinalizar as representações das identidades étnicas indígenas que são apresentadas por meio de imagens e textos. A tarefa de examinar alguns livros didáticos de Geografia evidencia a seleção e perpetuação de conteúdos que pouco avançam ao abordar a temática indígena para além da contribuição desses povos na formação da população brasileira.
Palavras-chave
Livros didáticos, Geografia, Indígenas.
THE PRESENCE OF INDIGENOUS PEOPLE IN GEOGRAPHY TEXTBOOKS IN BRAZIL
Abstract
Historically, the indigenous theme in textbooks in Brazil has been approached in a very superficial manner. Especially, when considering the immense variety of facts inherent to this people. At present, the law 11.645 from 10th March 2008 has to become effective. This law obliges the study of history and culture of indigenous people in every elementary and secondary (estate or private) school in Brazil. Nevertheless, this obligation has to be based on didactic principles that value the ways of life and movements of indigenous communities nowadays. This paper discusses the different approaches to the indigenous theme in Geography textbooks for 6th and 7th grades in the elementary level, which are approved by the National Plan of Textbooks of 2008 and 2014, respectively. The theoretical framework for this study was based on the Cultural Geography perspective and Post-colonial studies. It was intended to signal the representations of indigenous ethnical identities that are presented by means of images and texts. The task of examining some Geography textbooks confirms the selection and perpetuation of contents that make little progress in relation to exploit the indigenous theme beyond the contribution of these people to form the Brazilian population.
Keywords
Textbooks, Geography, Brazilian indigenous.
ISSN: 2236-3904
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