CONTRIBUIÇÕES MARXISTAS PARA PENSARMOS O ENSINO DE GEOGRAFIA
Palabras clave:
Ensino de Geografia. Marxismo. Espacialidade. Totalidade Concreta.Resumen
O presente trabalho é uma contribuição ao Ensino de Geografia por meio das concepções filosóficas e pedagógicas marxistas. Partimos dos conceitos de classe, cotidiano, experiência, automatismo e ética aquisitiva a partir de Lefebvre, Thompson, Sartre e Kosik. Este trabalho centra-se na superação da dicotomia geográfica pela subtração dos parâmetros positivistas e/ou pós-modernos; assim, apresentamos o pensamento geográfico marxista como contribuição para o entendimento da espacialidade como resultado dos processos históricos e geográficos. A espacialidade é formada a partir dos processos históricos vinculados a dimensão espacial organizados pelo modo de produção capitalista, deste modo, a Geografia Escolar contribuirá para a formação de estudantes capazes em compreenderem a espacialidade como dialética e não estagnada. O Ensino de Geografia, pelo marxismo, constrói ferramentas teóricas e práticas para a superação do status quo, pois amplia a capacidade dos estudantes em produzirem outras espacialidades a partir da crítica aos processos históricos dominados por uma classe reguladora do modo de produção capitalista. O Ensino de Geografia pelo marxismo promove a compreensão da totalidade concreta e a propagação de valores fundamentais como solidariedade, liberdade, justiça e igualdade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).