LOS ESCENARIOS DE LA COTIDIANIDAD, LA EDUCACIÓN GEOGRÁFICA Y LA COMPLEJA REALIDAD GLOBALIZADA
Palabras clave:
Vida cotidiana, Educação geográfica, Tempo complexo.Resumen
Los sucesos del inicio del nuevo milenio son reveladores de una realidad compleja, cambiante e incierta, muy discordante de los acontecimientos de los siglos XIX y XX. Esa circunstancia se aprecia en su diario desenvolvimiento natural y espontáneo, donde se percibe el enrevesamiento epocal en sus complicadas realizaciones. Estas situaciones son objeto la explicación de fundamentos teóricos y metodológicos en la Educación Geográfica, donde se asigna valor formativo al abordaje de la cotidianidad ambiental, geográfica y social, como temáticas esenciales para renovar la enseñanza geográfica Eso determinó metodológicamente, realizar una revisión bibliográfica y estructurar un planteamiento que explica el comportamiento complejo de la época y sus repercusiones en la acción educativa, la vida cotidiana y la Educación Geográfica en los escenarios de la cotidianidad y la enseñanza geográfica. Concluye al destacar la importancia formativa que deriva de la intervención pedagógica y didáctica de los escenarios cotidianos, como opción para comprender críticamente la época compleja del mundo globalizado desde la enseñanza de la geografía.
Palabras clave
Vida cotidiana, Educación geográfica, Época compleja.
OS CENÁRIOS DO COTIDIANO, A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E A COMPLEXA REALIDADE GLOBALIZADA
Resumo
O início do novo milênio é revelador de uma realidade complexa, transformadora e incerta, muito diferente dos acontecimentos dos séculos XIX e XX. Esse fato é evidente no diário desenvolvimento natural e espontâneo, onde se percebe as suas complexidades e imbricadas realizações. Estas situações são objetos da explicação de fundamentos teóricos e metodológicos para a Educação Geográfica, onde se atribui ao valor educativo da abordagem da cotidianidade ambiental, geográfica e social como temáticas essenciais para renovar o ensino de Geografia. Isso determinou metodologicamente a realização de uma revisão da literatura e na estruturação de um planejamento que explica o comportamento complexo do tempo e do seus impactos sobre as atividades educacionais, a vida cotidiana e a Educação Geográfica em cenários da cotidianidade e do ensino de Geografia. Conclui-se ao destacar a importância da formação que se origina da intervenção pedagógica e didática dos cenários cotidianos, como opção para compreender criticamente o tempo complexo do mundo globalizado no ensino e na Geografia.
Palavras-chave
Vida cotidiana, Educação geográfica, Tempo complexo.
SCENARIOS OF EVERYDAY, AND GEOGRAPHIC EDUCATION
COMPLEX GLOBAL REALITY
Abstract
The events of the new millennium are revealing a complex, changing and uncertain, very jarring events of the nineteenth and twentieth century’s reality. That fact is evident in the daily natural and spontaneous development, where the epochal enrevesamiento perceived in their complicated embodiments. These situations are subject to the explanation of theoretical and methodological foundations for Geographic Education , where educational value to addressing environmental , geographical and social daily life , as essential theme is assigned to renew teaching geography That methodologically determined, perform a literature review and structured an approach that explains the complex behavior of the period and their impact on educational activities, daily life and geographic Education in everyday scenarios and geographical education. Concludes by emphasizing the importance of training derived from the pedagogical and didactic intervention everyday settings as an option to critically understand the complex era of the globalized world from the teaching of geography.
Keywords
Daily life , Geographic education, Complex times.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).