ESTUDAR O LUGAR PARA COMPREENDER A SI MESMO E O MUNDO: análise de uma experiências pedagógica em Geografia desenvolvida com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental
Palabras clave:
Ensino de Geografia, Lugar, Geografia Humanista.Resumen
Esse trabalho teve como objetivo avançar nas discussões e reflexões a respeito do conceito de lugar na educação geográfica escolar a partir de uma experiência pedagógica desenvolvida com os alunos do 6º ano de uma escola pública do Distrito Federal. A análise se debruçou em trabalhos desenvolvidos pelos alunos, que falavam sobre o lugar e o seus universos vividos. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, a partir de 80 trabalhos escolhidos de 303. A organização das informações se deu por meio de categorias. Entre os resultados mais significados podem ser identificados o reconhecimento da diversidade de lugares e situações vivenciadas pelos discentes, o que inclui as muitas vulnerabilidades sociais e uma série de informações, que podem subsidiar tanto no processo de ensino-aprendizagem de geografia, quanto a elaboração do planejamento pelo coletivo de professores.
Palavras-chave
Ensino de Geografia, Lugar, Geografia Humanista.
STUDY THE PLACE TO UNDERSTAND YOURSELF AND THE WORLD: analysis of an pedagogical experience in Geography developed with students of 6º year of Elementary School
Abstract
This study aimed to advance the discussions and reflections on the concept of place in school geographical education from a pedagogical experience developed with students of the 6th year in a public school of the Federal District. The analysis has looked at work done by students, who talked about the place and its experienced universes. The research was conducted a qualitative approach, from 80 works, chosen from 303. The organization of information was through categories. Among the most meaning results can be identified recognition of the diversity of places and situations experienced by students, which includes many social vulnerabilities and a lot of information, that can support both the geography teaching-learning process, as preparation of planning by the collective of teachers.
Keywords
Geography teaching, Place, Humanistic geography.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).