RECONTEXTUALIZAÇÃO TEÓRICA E CURRÍCULO: uma crítica ao conceito de hibridismo a partir do currículo paulista de Geografia

Autores/as

  • Juan Lomardo Juan Lomardo - mestrando em Educação pela UFSCar- Sorocaba Antônio Fernando Gouvêa da Silva - Professor Doutor da UFSCar - Sorocaba
  • Antonio Fernando Gouvêa da Silva Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Palabras clave:

Cúrriculo, recontexualização, hibridismo

Resumen

Este breve artigo tem como proscênio o currículo escolar e por pano de fundo a relação entre políticas públicas e currículo, através de um fio condutor que se baseia na questão: a produção científica atual sobre currículo é apropriada e recontextualizada pela política curricular oficial? Para tanto, realiza-se a análise de dois conceitos muito presentes no campo da pesquisa em currículo no Brasil, recontextualização e hibridismo, a partir de comparações feitas com base no currículo de Geografia do Ensino Médio da rede estadual paulista. As proposições que deram origem ao presente texto surgiram da análise do texto Política de currículo: recontextualização e hibridismo, de autoria de Alice Casimiro Lopes.

Palavras-chave

Currículo, Recontexualização, Hibridismo.


THEORETICAL RECONTEXTUALIZATION AND CURRICULUM: a critical to the hybridity concept

Abstract

The main subject of this article is the educational curriculum and its background is the relation between public politics  and curriculum. The chosen path is based in the following question: is the current scientific prodution, regarding curriculum, suitable and recontextualized by the current curriculum? Therefore, the analysis of two very present concepts in the field needs to be made: recontextualization and hybridity. The propositions herein came from the analysis of the text Política de currículo: recontextualização e hibridismo, by Alice Casimiro Lopes.

Keywords

Curriculum, Recontextualization, Hybridity.


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

Descargas

Publicado

2017-01-25

Cómo citar

Lomardo, J., & Gouvêa da Silva, A. F. (2017). RECONTEXTUALIZAÇÃO TEÓRICA E CURRÍCULO: uma crítica ao conceito de hibridismo a partir do currículo paulista de Geografia. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 6(12), 99–113. Recuperado a partir de https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/400

Artículos similares

1 2 3 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.