RECONTEXTUALIZAÇÃO TEÓRICA E CURRÍCULO: uma crítica ao conceito de hibridismo a partir do currículo paulista de Geografia
Palabras clave:
Cúrriculo, recontexualização, hibridismoResumen
Este breve artigo tem como proscênio o currículo escolar e por pano de fundo a relação entre políticas públicas e currículo, através de um fio condutor que se baseia na questão: a produção científica atual sobre currículo é apropriada e recontextualizada pela política curricular oficial? Para tanto, realiza-se a análise de dois conceitos muito presentes no campo da pesquisa em currículo no Brasil, recontextualização e hibridismo, a partir de comparações feitas com base no currículo de Geografia do Ensino Médio da rede estadual paulista. As proposições que deram origem ao presente texto surgiram da análise do texto Política de currículo: recontextualização e hibridismo, de autoria de Alice Casimiro Lopes.
Palavras-chave
Currículo, Recontexualização, Hibridismo.
THEORETICAL RECONTEXTUALIZATION AND CURRICULUM: a critical to the hybridity concept
Abstract
The main subject of this article is the educational curriculum and its background is the relation between public politics and curriculum. The chosen path is based in the following question: is the current scientific prodution, regarding curriculum, suitable and recontextualized by the current curriculum? Therefore, the analysis of two very present concepts in the field needs to be made: recontextualization and hybridity. The propositions herein came from the analysis of the text Política de currículo: recontextualização e hibridismo, by Alice Casimiro Lopes.
Keywords
Curriculum, Recontextualization, Hybridity.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).