A EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ENSINO DE GEOGRAFIA: reflexões a partir de experiências em escola família agrícola

Autores

  • Adriana Rodrigues da Silva Professora da Educação Básica
  • Aline Weber Sulzbacher Faculdade Interdisciplinar em Humanidades Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) - Diamantina, MG http://orcid.org/0000-0003-3353-4589

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v8i15.459

Palavras-chave:

educação do campo, ensino de geografia, escolas família agrícola

Resumo

Neste artigo, objetivamos analisar e contextualizar o projeto de educação do campo da Escola Família Agrícola do município de Veredinha (MG) e, a partir dele, refletir sobre os desafios que se apresentam na relação entre a educação do campo e o ensino de Geografia. Neste sentido, consideramos a especificidade da forma de organização e funcionamento desta modalidade escolar assumida pelas “escolas família agrícola” no Brasil. A escola família agrícola de Veredinha é uma experiência de educação do campo ainda em construção. Sua implementação tomou por base os anseios e organização das comunidades. Nessa perspectiva, a escola tem cumprido importante papel na formação de jovens rurais, especialmente por seu comprometimento com as comunidades, com a origem e perfil dos seus estudantes, considerando suas necessidades e a realidade na qual estão inseridos.

PALAVRAS-CHAVE

Educação do campo. Ensino de geografia. Pedagogia da alternância.


LA EDUCACIÓN DEL CAMPO Y LA ENSEÑANZA DE GEOGRAFÍA: reflexiones a partir de experiencias en escuela familia agrícola

RESUMEN

En este artículo tomamos por objetivo analizar y contextualizar el proyecto de educación del campo de la Escuela Familia Agrícola del municipio de Veredinha (MG) y, a partir de él, los desafíos para la enseñanza de Geografía. Se pretende, así, establecer una relación y reflexiones entre la educación del campo y la enseñanza de geografía, considerando la especificidad de la forma de organización y funcionamiento de esta modalidad escolar encampados por las "escuelas familiares agrícolas" en Brasil. La Escuela Familia Agrícola de Veredinha es una experiencia de educación del campo que aún está en construcción. Su implementación se basó en los anhelos y organización de las comunidades y, en este sentido, la escuela ha cumplido un importante papel en la formación de jóvenes rurales, especialmente por su compromiso con las comunidades, origen y perfil de sus estudiantes, sus necesidades y la realidad en la cual Se insertan.

PALABRAS CLAVE

Educación del campo. Enseñanza de geografía. Pedagogía de la alternancia.


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

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Biografia do Autor

Aline Weber Sulzbacher, Faculdade Interdisciplinar em Humanidades Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) - Diamantina, MG

Professora no Programa de Pós-Graduação em Estudos Rurais (PPGER - UFVJM), no Curso de Especialização em Ensino de Geografia (ENGEO - UFVJM) e no Curso de Licenciatura em Geografia (UFVJM). Formada em Geografia (UFSM), com Mestrado em Extensão Rural (UFSM), Especialização em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo (UFSM) e com Doutorado em Geografia (FCT/UNESP). Desenvolve pesquisas nas áreas de Geografia Agrária, Geografia Política, Educação e Geografia.

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Publicado

30/07/2018

Como Citar

da Silva, A. R., & Sulzbacher, A. W. (2018). A EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ENSINO DE GEOGRAFIA: reflexões a partir de experiências em escola família agrícola. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 8(15), 87–108. https://doi.org/10.46789/edugeo.v8i15.459

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