AS DISCUSSÕES SOBRE OS IMPACTOS AMBIENTAIS NO CERRADO NA GEOGRAFIA ESCOLAR: uma análise dos PCN e do currículo referência da rede estadual de educação de Goiás
Palabras clave:
Cerrado, Ensino de Geografia, Impactos AmbientaisResumen
O presente texto objetiva discutir como os conteúdos referentes aos impactos ambientais no Cerrado têm sido abordados na Geografia Escolar. Essa discussão é relevante, pois permite ampliar os debates sobre os impactos ambientais no Cerrado a partir de uma perspectiva em que estes impactos não sejam atribuídos somente aos elementos físico-naturais, mas considere o papel do ser humano enquanto componente deste ambiente e sua influência neste meio. Ponderar sobre os impactos ambientais no Cerrado, nesta perspectiva, requer considerá-lo não somente como um bioma ou um domínio morfoclimático, além das características físico-natuais e de sua biodiversidade, o Cerrado traduz um território, palco de disputas entre os atores sociais que se apropriam dele cotidianamente. É evidente que nos últimos anos o Cerrado foi alvo de uma apropriação perversa que comprometeu parte significativa de sua biodiversidade, uma parcela desses problemas tem relações com o modelo capitalista de agricultura e pecuária. Os reflexos deste modelo de apropriação causam impactos ambientais que atingem toda a sociedade, isso pode ser verificando quando o analisamos em uma perspectiva físico-natural ou social. Considerar essa abordagem nas aulas de Geografia contribui para que os alunos entendam quais são os reflexos destes impactos na vida da população, principalmente dos povos cerradeiros, e superem o entendimento dos impactos ambientais no Cerrado apenas como o desmatamento e a perca da biodiversidade, evidenciando a importância em tratar esses fenômenos também a partir de uma perspectiva que considere, além dos aspectos físico-naturais, as dinâmicas territoriais.
PALAVRAS-CHAVE
Cerrado. Ensino de Geografia. Impactos Ambientais.
DISCUSSIONS ON THE ENVIRONMENTAL IMPACTS IN CERRADO IN GEOGRAPHY TEACHING: an analysis of the National Curricular Parameters (PCN) and the Reference Curriculum of the Goiás State
ABSTRACT
This current text aims to discuss how the contents related to the environmental impacts in Cerrado (Brazilian Biome) have been addressed in Geography Teaching. This discussion is relevant, because it alows to enlarge the debates about the environmental impacts in Cerrado from a perspective where these impacts are not only attributed to the to the physical-natural elements, but considering the role of the human being as component of the environment and its influence on it. Considering the environmental impacts in the Cerrado, from the perspective, requires to consider it not only as a biome ora morphoclimatic domain, besides these physical-natural characteristcs on its biodiversity, the Cerrado shows a territory, stage of disputes among the social actors who appropriate of it on a daily basis. It is clear that over the last years theCerradohas been target of a perverse appropriation which compromised a meaningful part of its biodiversity, some of these problems are related to the capitalist modelof agriculture and livestock.The reflexes of this model of appropriation cause environmental impacts that affects the whole society, it can be verified when we analyse it in a physical-natural or social perspective. Consideringthis approach in Geography classes contributes to the students might understand the reflexes of these impacts in peoples’ lives, mainly concerning to the people from Cerrado, and they might overcome the understanding on the environmental impacts in Cerrado only as deforestation and the biodiversity loss, showing the importance in dealing with these phenomena also from a perspective that considers, besides the physical-natural aspects, the territorial dynamic.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
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