OFICINA DE MAQUETE: a busca por um aprofundamento do processo ensino-aprendizagem

Autores

  • Sandra de Castro de Azevedo Unifal
  • Vinicius Monteiro Arcanjo Unicamp
  • Haroldo Junior Martins Cardoso Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v7i14.463

Palavras-chave:

Geografia. Cartografia. Ensino-aprendizagem. Formação inicial.

Resumo

A representação do espaço é um elemento essencial para a ciência geográfica, no entanto, no que se refere à geografia escolar, encontramos certa dificuldade dos professores com o uso de elementos cartográficos nas aulas de geografia, fato que pode ser consequência da formação inicial que, muitas vezes, enfatiza a cartografia básica, dando pouca atenção à cartografia escolar. Procurando superar esta dificuldade, um grupo de acadêmicos bolsistas de Iniciação à Docência optou por desenvolver uma oficina de maquete com alunos do ensino médio de uma escola estadual. O objetivo era proporcionar a construção de conhecimentos cartográficos partindo da atividade prática (construção da maquete) para compreender a teoria, em um movimento de problematização, estimulando assim a aprendizagem. A atividade possibilitou um aprofundamento metodológico para os bolsistas de Iniciação à Docência, pois eles realizaram a mediação do processo ensino-aprendizagem, que resultou em um avanço, por partes dos alunos da educação básica, no processo de leitura e interpretação de cartas topográficas e das análises da representação do espaço bidimensional e tridimensional, além de resultar em uma valorização da geografia escolar pelos alunos que participaram da atividade, pois conseguiram entender esta disciplina como um instrumento para o entendimento da realidade.

PALAVRAS-CHAVE

Geografia. Cartografia. Ensino-aprendizagem. Formação inicial. Maquete. 


MODEL WORKSHOP: the search of an enhancement of teaching/learning process

ABSTRACT

The representation of space is an essential element to geographic science, however when its refers to school geography, teachers confront a certain difficulty using cartographies elements on geographic classes, this can be caused by teacher initial education which sometimes emphasize basic cartography on the other hand giving less attention to scholar cartography. In order to overcome this difficulty a scholarship holders group of initial teaching took the initiative of developing a model workshop with high school students from a public state school. The aim was to provide the construction of cartographic knowledge through practice activity (construction of models) to comprehend the theory, in a problematization movement thus stimulating learning. The activity has allowed a methodological enhancement to initiation scholarship holders to teaching, as they carried out the teaching-learning process measurement that resulted in a breakthrough, by the basic education students, in the process of reading and interpreting topographic maps and analysis bi-dimensional and tri-dimensional space representation and also resulted in a valorization of scholar geography by students which took part of activity since they understood this discipline as an instrument for understanding of reality

KEYWORDS

Geography. Cartography. Teaching-learning. Initial education. Model. 


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

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Biografia do Autor

Sandra de Castro de Azevedo, Unifal

Licenciada em Geografia pela UNESP/RC, Mestre em Geografia Humana (Urbana) pela USP e Doutora em Ensino de Geografia pela USP. 9 anos de atuação na rede pública de ensino de São Paulo (Estadual e Municipal). Atualmente Professora Adjunta da Unifal no Instituto de Ciências da Natureza, no Curso de Geografia responsável pelas Disciplinas Laboratório de Ensino I, II, III e IV e Métodos de Pesquisa em Geografia.

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Publicado

25/01/2018

Como Citar

de Azevedo, S. de C., Arcanjo, V. M., & Cardoso, H. J. M. (2018). OFICINA DE MAQUETE: a busca por um aprofundamento do processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 7(14), 287–297. https://doi.org/10.46789/edugeo.v7i14.463

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