AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICITS DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)
Palabras clave:
Aprendizagem, Escola, TDAH, GeografiaResumen
Este trabalho tem o objetivo de contribuir para o processo de aprendizagem de alunos com Transtorno de Déficits de Atenção e Hiperatividade (TDAH) nas aulas de Geografia e de auxiliar professores, com sugestões metodológicas que favoreçam a concentração desses alunos e o entendimento dos principais conceitos geográficos. Para isso, analisamos o conceito de aprendizagem, a importância da escola enquanto instituição formal de ensino-aprendizagem e as possibilidades de melhorar o conhecimento em Geografia dos alunos com TDAH, no Município de Maracanaú (CE), através da colaboração de professores da área e da minha observância diária como professora do município em questão. Os resultados desta pesquisa se limitaram ao detalhamento dessas questões e de algumas sugestões metodológicas, abrindo caminhos para novas pesquisas e contribuindo para a valorização da aprendizagem de Geografia enquanto disciplina fundamental para o desenvolvimento crítico e social dos educandos.
PALAVRAS-CHAVE
Aprendizagem. Escola. TDAH. Geografia.
THE GEOGRAPHY LEARNING POSSIBILITIES FOR STUDENTS WITH DISTRIBUTION OF ATTENTION AND HYPERTABILITY (ADHD) DEFICITS
ABSTRACT
This study aims to contribute to the learning process of students with Attention-deficit/ hyperactivity disorder (ADHD) in Geography classes, and to assist teachers with methodological suggestions that favor the concentration of these students and the understanding of the main geographical concepts. To that end, we analyzed the concept of learning, the importance of the school as a formal teaching-learning institution and the possibilities of learning Geography in students with ADHD in the city of Maracanaú (CE, Brazil), through the collaboration of teachers of Geography and of my daily observance as teacher of the municipality in question. The results of this research were limited to the detailing of these questions and some methodological suggestions, opening the way for new researches and contributing to the appreciation of Geography learning as a fundamental discipline for the critical and social development of students.
KEYWORDS
Learning. School. ADHD. Geography.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).