CARTOGRAFIA: reflexões acerca de uma caminhada
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v7i13.484Resumen
O presente artigo expõem-se algumas diretrizes para a elaboração de Mapas Temáticos, com as devidas anotações para se trabalhar no campo da Cartografia Temática no contexto da Cartografia como um todo. Nesse empreendimento aponta-se a opção de se considerar a Cartografia como uma linguagem, a linguagem da representação gráfica e os cuidados a serem levados em conta na sua elaboração. Focaliza-se, correlativamente, a Cartografia Escolar que além dos ensinamentos sobre o ensino do mapa destaca-se aquele sobre o ensino pelo mapa, onde interfere seguros conhecimentos da Cartografia Temática na didática da Geografia.
PALAVRAS-CHAVE
Cartografia. Cartografia Temática. Representação gráfica. Cartografia Escolar.
CARTOGRAPHY: reflections about a walk
ABSTRACT
This article presents some guidelines for the elaboration of Thematic Maps, with the appropriate annotations to work in the field of Thematic Cartography in the context of Cartography as a whole. In this endeavor the option is chosen to consider Cartography as a language, the language of graphic representation and the care to be taken into account in its elaboration. It focuses, correlatively, the School Cartography that besides the teachings about the teaching of the map stands out the one about the teaching by the map, where it interferes safe knowledge of the Thematic Cartography in didactics of the Geography.
KEYWORDS
Cartography. Thematic mapping. Graphic representation. School cartography.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).