A UTILIZAÇÃO DO SIMCITY 5 COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS URBANOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v9i17.532Palabras clave:
Ensino de Geografia, Ensino Lúdico,Resumen
O trabalho em questão visa contribuir para o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem de geografia para além das aulas convencionais, favorecendo um ambiente de aprendizagem cooperativo, reflexivo e crítico, valendo-se dos avanços alcançados pelas novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC), expressas através dos jogos eletrônicos, no qual o foco da presente pesquisa se volta para o jogo computacional Simcity 5, onde este configura-se como um software que possibilita explorar vários temas e conceitos básicos de geografia com ludicidade através da construção e gerenciamento de cidades. A metodologia baseou-se em pesquisas bibliográficas, bem como pesquisa de campo na escola Centro de Ensino de Tempo Integral Governador Freitas Neto, situada na cidade de Teresina, Piauí. Constatou-se um maior interesse por parte dos alunos acerca do tema trabalhado em sala de aula a partir do emprego do jogo computacional Simcity 5.
PALAVRAS-CHAVE
Novas Metodologias, Ensino de geografia, Jogos Eletrônicos, Problemas Ambientais Urbanos.
THE USE OF SIMCITY 5 AS A TOOL FOR ANALYZING URBAN ENVIRONMENTAL PROBLEMS IN THE TEACHING OF GEOGRAPHY
ABSTRACT
The work in question aims to contribute to the improvement of the teaching and learning process of geography beyond conventional classes, favoring a cooperative, reflective and critical learning environment, taking into consideration the advances achieved by new information and communication technologies (ICTs), expressed through electronic games, in which the focus of this research is on the computer game SimCity 5, where it configures itself as a software that allows exploring various themes and Basic concepts of geography with ludicity through the construction and management of cities. The methodology was based on bibliographical research, as well as field research in the School Centro de Ensino de Tempo Integral Governador Freitas Neto, located in the city of Teresina, Piauí. It was found a greater interest on the part of the students about the theme worked in the classroom from the use of the computer game Simcity 5.
KEYWORDS
New methodologies, Geography teaching, Video games, Urban environmental problems.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).