EL VALOR DE LA EXPERIENCIA ESPACIAL EN EL CAMBIO DE LAS REPRESENTACIONES GEOGRÁFICAS DE NIÑOS Y NIÑAS DE ESCUELAS RURALES EN CHILE
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v8i15.574Resumen
La representación espacial de niños y niñas como su educabilidad en contextos escolares ha sido uno de los temas más recurrentes en la investigación de la Educación Geográfica. Sin embargo, en Chile hay escasa evidencias de las representaciones espaciales de niños y niñas y de su formación en la escuela. En este artículo se reportan los principales resultados de una investigación que se realizó con 55 niños y niñas, de primero y segundo grado en 2 escuelas rurales multigrado de la Región de Valparaíso-Chile, durante el año 2016. Mediante el diseño y realización de 2 talleres se indagó en las representaciones espaciales de los/as estudiantes y cómo podían cambiar sí se consideraba su experiencia espacial. Posteriormente se analizaron los datos recogidos en los talleres mediante análisis por categorías teóricas pre-existentes. Se evidenciaron relaciones entre las representaciones espaciales y las categorías espaciales de Lefebvre como de los atributos de Lynch, lo que permitió caracterizar las habilidades de representación geográfica de los/ as estudiantes. Se concluye que las intervenciones didácticas que trabajen la representación espacial-geográfica local de los niños y niñas permiten avanzar en la complejidad de su representación cartográfica sí es que toman en cuenta la experiencia espacial de los/as estudiantes.
PALABRAS CLAVE
Representación espacial. Experiencia espacial. Habilidades de representación. Representación geográfica. Intervensión didáctica.
O VALOR DA EXPERIÊNCIA ESPACIAL NA MUDANÇA DAS REPRESENTAÇÕES GEOGRÁFICAS DE CRIANÇAS DE ESCOLAS RURAIS DO CHILE
RESUMO
A representação espacial de meninos e meninas como educabilidade em contextos escolares tem sido um dos temas mais recorrentes na investigação da Educação Geográfica. No Chile, no entanto, há poucas evidências das representações espaciais de meninos e meninas e sua formação na escola. Neste artigo relatamos os principais resultados de uma investigação que foi realizada com 55 crianças, de primeiro e segundo ano em duas escolas rurais multisseriadas na região de Valparaíso-Chile, durante o ano de 2016. Por meio dos desenhos e da realização de 2 oficinas foram exploradas nas representações espaciais dos alunos como eles poderiam mudar se a sua experiência espacial fosse considerada. Posteriormente, a partir dos dados coletados nas oficinas analisou-se as categorias teóricas pré-existentes. As relações entre as representações espaciais e as categorias espaciais de Lefebvre foram evidenciadas, bem como os atributos de Lynch, que permitiram caracterizar as habilidades de representação geográfica dos alunos. Conclui-se que as propostas didáticas que trabalham com a representação local espacial-geográfica das crianças permitem avançar na complexidade de sua representação cartográfica, levando em conta a experiência espacial dos (as) estudantes.
PALAVRAS-CHAVE
Representação espacial. Experiência espacial. Habilidades de representação. Representação geográfica. Intervenção didáticas.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).