O COTIDIANO COMO DIMENSÃO CIENTÍFICO-DIDÁTICA DA GEOGRAFIA NO PROJETO DA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v9i17.611Palabras clave:
Geografia e educação. Arquitetônica espaço-temporal. Lugar e território. Projeto Político Pedagógico.Resumen
O cotidiano é comumente referido para legitimar processos educacionais, especialmente aqueles relacionados às aprendizagens. Trazemos à reflexão esse argumento, pesquisando o tratamento atribuído ao cotidiano por escolas de Ensino Médio, localizadas no campo e na cidade. Amparados na Geografia e na Educação estudamos, por meio da metodologia de Análise de Conteúdo, a expressão do cotidiano nos projetos político- pedagógicos (PPPs) elaborados pelas escolas que adotam modalidades de Educação do Campo e de Ensino Médio Inovador. Nesse percurso investigativo, arguimos o cotidiano como dimensão geográfica, a singularidade e o contexto das escolas e de seus projetos. Estudando as referências diretas ao cotidiano, e as indiretas, por meio das noções de “trabalho”, “comunidade”, “realidade”, “lugar”, “vida” e “local”, a pesquisa indica que o cotidiano apreende uma sustentação científica e didática pelo viés geográfico, e que precisa ser fortalecida na formação inicial e continuada de professores de Geografia.
PALAVRAS-CHAVE
Geografia e Educação, Arquitetônica espaço-temporal, Lugar e território, Projeto Político Pedagógico.
EL COTIDIANO COMO DIMENSIÓN CIENTÍFICO-DIDÁCTICA DE LA GEOGRAFÍA EN EL PROYECTO DE LA ESCUELA
ABSTRACT
El cotidiano es comúnmente referido para legitimar procesos educativos, especialmente aquellos relacionados a los aprendizajes. Traemos a la reflexión ese argumento, investigando el tratamiento atribuido al cotidiano por escuelas de Enseñanza Media, localizadas en el campo y en la ciudad. A atraves de la metodología de Análisis de Contenidos, estudiamos la expresión de lo cotidiano en los proyectos político-pedagógicos (PPPs) elaborados por las escuelas que adoptan modalidades de Educación del Campo y de Enseñanza Media Innovadora. En ese recorrido investigativo, discutimos lo cotidiano como dimensíón geográfica, la singularidad y el contexto de las escuelas y de sus proyectos. En el estudio de las referencias directas a lo cotidiano, y las indirectas, por medio de las nociones de "trabajo", "comunidad", "realidad", "lugar", "vida" y "local", la investigación indica que el cotidiano aprehende una sustentación científica y didáctica por la perspectiva geográfica, y que necesita ser fortalecida en la formación inicial y continuada de profesores de Geografía.
KEYWORDS
Geografía y Educación, Arquitectónica espacio-temporal, Lugar y territorio, Proyecto Político Pedagógico.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).