A NATUREZA DO ESPAÇO ESCOLAR:
contribuições da Geografia de Milton Santos para compreensão da escola como um objeto espacial
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v11i21.899Resumen
O presente texto visa introduzir a discussão acerca da desigualdade social estabelecida e situada no território nacional brasileiro e notadamente no estado de São Paulo. A desigualdade será investigada através da interpretação geográfica, sobretudo pela leitura, análise e aproximação das conceituações do geógrafo brasileiro Milton Santos. O primeiro esforço, portanto, é compreender aspectos de sua teoria, geralmente alocada entre a geografia física e a geografia humana. No entanto, a iniciativa de fundamentar a abordagem através desse pressuposto teórico-metodológico, tem como objetivo último evidenciar o quanto o prédio e a própria Escola, em parâmetros gerais, se tornaram, desde as bases (engenharia e arquitetura), contribuição para a formação da paisagem de um determinado território, seja de periferia ou de centro, mas também, contribuição para a manutenção de um status quo de desigualdade nas dinâmicas da relação social. Portanto, a partir do Estruturalismo, pretende-se contribuir para a maior compreensão acerca das determinações basilares e, por vezes invisíveis, da influência da sociedade de Capital no que se refere à estratificação social através da escola como locus.
Palavras-chave
Geografia, Escola, Objeto, Ação
THE NATURE OF SCHOOL SPACE: contributions of Geography to the school concept of among object and action systems
Abstract
This text aims to introduce the discussion about the social inequality established and located in the Brazilian national territory and notably in the São Paulo state. Inequality will be investigated through geographic interpretation, above all, by reading, analyzing and approximating the concepts of the great Brazilian geographer, Milton Santos. The first effort, therefore, is to understand aspects of his theory, generally allocated between physical geography and human geography. However, the initiative to substantiate the approach through this theoretical-methodological assumption, has the ultimate objective of showing how the building and the School itself, in general parameters, have become, since its strategic planning, with engineering and architecture assumptions, contribution for the formation of the landscape of a given territory, whether in the periphery or in the center, but also a contribution to the maintenance of an unequal status quo in the dynamics of social relations. Therefore, from Structuralism, it is intended to contribute to a greater understanding of the basic determinations and, sometimes invisible, of the influence of Capital society with regard to social stratification through the school as locus.
Keywords
Geography, School, Object, Action
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).