PROBLEMÁTICA SOCIOAMBIENTAL URBANA E POSSIBILIDADES DE ABORDAGEM EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i20.924Resumen
Que reflexões e práticas são possíveis ao professor(a) de Geografia no desenvolvimento da problemática socioambiental urbana em sala de aula? O objetivo deste artigo foi apresentar algumas atividades metodológicas práticas aplicadas a estudantes do Ensino Médio e como elas possibilitaram o ensino de temas relacionados a problemática socioambiental urbana. Constituindo uma temática relevante na ciência geográfica para docentes e estudantes, acredita-se competir aos docentes a reflexão teórica, acompanhada do planejamento e execução de estratégias metodológicas que permitam aos estudantes uma leitura geográfica do mundo vivido. Neste trabalho, são realizados apontamentos sobre as possibilidades teóricas e alçadas alternativas metodológicas para a prática pedagógica, a partir da experiência docente do autor com estudantes de nível médio. Sem a finalidade de esgotar o amplo debate interdisciplinar sobre a questão ambiental urbana e as metodologias existentes, destaca-se a importância de o professor(a) de Geografia, enquanto agente atento às condições da vida no lugar, no bairro ou cidade onde está a escola, refletir a complexa realidade que o urbano abrange. A problemática socioambiental deve ser incluída a partir das categorias e métodos disponíveis na própria Geografia, seja como forma de reafirmar a importância da disciplina nesse debate, bem como construindo com os estudantes um processo de aprendizagens significativas.
PALAVRAS-CHAVE
Ensino de Geografia, Meio ambiente, Problemática socioambiental urbana.
URBAN SOCIO-ENVIRONMENTAL PROBLEM AND POSSIBILITIES OF A CLASSROOM APPROACH
ABSTRACT
What reflections and practices are possible for the geography teacher in the development of urban socio-environmental problems in the classroom? The purpose of this article was to present some practical methodological activities applied to high school students and how they made it possible to teach themes related to urban socio-environmental issues. Constituting a relevant theme in geographic science for teachers and students, it is believed that the theoretical reflection will be competed by teachers, accompanied by the planning and execution of methodological strategies that allow students to geographically read the lived world. In this work, notes are made on the theoretical possibilities and alternative methodological approaches to pedagogical practice, based on the author's teaching experience with high school students. Without the aim of exhausting the broad interdisciplinary debate on the urban environmental issue and existing methodologies, the importance of the Geography teacher, as an agent attentive to the conditions of life in the place, in the neighborhood or city where the school is located, is highlighted. the complex reality that the urban encompasses. The socio-environmental issue should be included from the categories and methods available in Geography itself, either as a way of reaffirming the importance of the discipline in this debate, as well as building a significant learning process with students.
KEYWORDS
Geography teaching; Environment, Urban socio-environmental problem.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).