PRÁTICAS PEDAGÓGICAS LIBERTÁRIAS E A PROPOSTA DE TRABALHO DE CAMPO NA GEOGRAFIA DE ÉLISÉE RECLUS
Mots-clés :
Educação - Filosofia, Anarquismo, Élisée Reclus (1830-1905)Résumé
Neste artigo apresentamos um resgate histórico de um debate sobre algumas práticas pedagógicas anarquistas do início do século XX, com destaque para o pensamento de Élisée Reclus. Além da metodologia de ensino desenvolvida pelo autor, distinta do que era produzido à época, e seu forte caráter político e libertário, os objetivos almejados por ele permanecem, ainda hoje, muito distantes de se realizarem devido à sua índole eminentemente revolucionária. Pudemos constatar que o trabalho de campo foi considerado por Reclus como uma importante ferramenta pedagógica e buscamos, através deste artigo, defender seu potencial emancipador e sua essência autonomista.Palavras-chave
Educação - Filosofia, Trabalho de campo, Prática pedagógica, Anarquismo, Élisée Reclus (1830-1905).
LIBERTARIAN PEDAGOGICAL PRACTICES AND THE FIELDWORK PROPOSAL IN ÉLISÉE RECLUS’S GEOGRAPHY
Abstract
In this article we introduce a historical rescue of a debate on some anarchists teaching practices of the early twentieth century, emphasizing the thought of Élisée Reclus. Besides the teaching methodology developed by the author, different from everything else produced at the time, and its strong political and libertarian character, his desired goals remains very distant to be realized due to its revolutionary nature. We could testify the fieldwork was considered by Reclus as an important pedagogical tool and we seek to defend, through this article, its liberating potential and autonomous essence.
Keywords
Education - Philosophy, Fieldwork, Pedagogical practice, Anarchism, Élisée Reclus (1830-1905).
ISSN: 2236-3904
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