FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA E A ESTRUTURA CURRICULAR: o curso de graduação do Campus Catalão/UFG
DOI :
https://doi.org/10.46789/edugeo.v7i14.347Mots-clés :
Formação docente em Geografia. Projeto Pedagógico. Estrutura CurricularRésumé
A Geografia é uma ciência do cotidiano e vem passando por um processo de avanço e de popularização, no sentido de propiciar melhores compreensões da realidade, o que confirma a importância de estudos que tratem da questão da formação do professor de Geografia. Assim, o presente artigo tem por objetivo estudar o processo de formação docente em Geografia tendo por base a estrutura curricular e no Projeto Pedagógico do Curso da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão. Para realização da pesquisa, foi feita uma revisão de literatura sobre a temática e a pesquisa documental, na qual foram analisados dados dos três últimos Projetos Pedagógicos, 1992, 2005 e 2009, e entrevistas com alunos e professores do Curso de Geografia Regional Catalão e suas respectivas estruturas curriculares, anual e semestral. Acredita-se na importância do papel do professor de Geografia na sociedade, além da importância de sua qualidade, o mesmo age diretamente na esfera social, formando opiniões e propiciando o desenvolvimento crítico, reflexivo e intelectual da sociedade no qual sua formação deve corresponder aos anseios e problemas sociais.
PALAVRAS-CHAVE
Formação docente em Geografia. Projeto Pedagógico. Estrutura Curricular.
GEOGRAPHY TEACHERS IN TRAINING AND CURRICULUM STRUCTURE: the undergraduate program of Campus Catalão/UFG
ABSTRACT
Geography is a science of everyday life and is undergoing a process of advancement and popularization in order to provide better understanding of the world, confirming the importance of studies that address the issue of training of geography professore. Thus, this article aims to study the process of teacher training in geography based on the curriculum and the Course Pedagogical Project of the Federal University of Goiás - Regional Catalan. To conduct the survey, a literature review was made on the subject and the documentary research, which analyzed data from the last three pedagogical projects, in 1992, 2005 and 2009, the Regional Catalan Geography course and their curriculum frameworks, annual and every six months.
KEYWORDS
Teacher training in Geography. Educational Project. Curricular Structure.
ISSN: 2236-3904
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