IMAGENS DA GLOBALIZAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: imagens que podem mais

Autores

  • Willian Sartor Preve UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Ana Maria Hoepers Preve UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v7i14.428

Palavras-chave:

Educação em Geografia, Educação pelas imagens, imagens da Globalização.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar a presença de imagens e termos recorrentes na abordagem do tema Globalização, em livros didáticos de Geografia destinados ao Ensino Médio. As coleções de livros escolhidas para análise foram Território e Sociedade no Mundo Globalizado, de Lucci, Branco e Mendonça (2013) e Geografia Geral e do Brasil: espaço geográfico e Globalização, de Sene e Moreira (2015). Para tal fim, fundamentamo-nos nas discussões elaboradas por autores como Massey (2009), Oliveira Jr (2009), Tonini (2011), Flores e Tonini (2014), Godoy (2010, 2013), entre outros. Feita a investigação, foi possível perceber que estamos atravessados por imagens e vocábulos clichês da Globalização, sobretudo com acentuada repetição de dois estereótipos imagéticos. Dado o presente resultado, cumpre perguntar se a repetição do mesmo tanto em imagem quanto em termos não estaria nos impedindo de ver algo, ou seja, de pensar para além do que pode ser pensado.

PALAVRAS-CHAVE

Educação em Geografia. Educação pelas imagens. Imagens da Globalização.

 

IMAGES OF GLOBALIZATION IN GEOGRAPHY TEXTBOOKS: images that can be more

ABSTRACT

This article aims to investigate the presence of recurring images and terms in the approach of Globalization, in Geography textbooks designated to High School. The collections of books chosen for analysis were Território e Sociedade no Mundo Globalizado (LUCCI; BRANCO; MENDONÇA, 2013) and Geografia Geral e do Brasil: espaço geográfico e Globalização (SENE; MOREIRA, 2015). To achieve this goal, we are based on discussions elaborated by authors such as Massey (2009), Oliveira Jr (2009), Tonini (2011), Flores e Tonini (2014), Godoy (2010, 2013), among others. After having investigated, it was possible to perceive that we are crossed by clichéd images and words of Globalization, especially with a marked repetition of two stereotypes. Given the present result, it must be asked if the reproduction of the same in both image and terms would not be preventing us from seeing something, that is, to think beyond what can be thought.

KEYWORDS

Education in Geography. Education through images. Images of Globalization. 


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

05/01/2018

Como Citar

Sartor Preve, W., & Hoepers Preve, A. M. (2018). IMAGENS DA GLOBALIZAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: imagens que podem mais. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 7(14), 185–199. https://doi.org/10.46789/edugeo.v7i14.428

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.