IMAGENS DA GLOBALIZAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: imagens que podem mais
DOI :
https://doi.org/10.46789/edugeo.v7i14.428Mots-clés :
Educação em Geografia, Educação pelas imagens, imagens da Globalização.Résumé
O presente artigo tem como objetivo investigar a presença de imagens e termos recorrentes na abordagem do tema Globalização, em livros didáticos de Geografia destinados ao Ensino Médio. As coleções de livros escolhidas para análise foram Território e Sociedade no Mundo Globalizado, de Lucci, Branco e Mendonça (2013) e Geografia Geral e do Brasil: espaço geográfico e Globalização, de Sene e Moreira (2015). Para tal fim, fundamentamo-nos nas discussões elaboradas por autores como Massey (2009), Oliveira Jr (2009), Tonini (2011), Flores e Tonini (2014), Godoy (2010, 2013), entre outros. Feita a investigação, foi possível perceber que estamos atravessados por imagens e vocábulos clichês da Globalização, sobretudo com acentuada repetição de dois estereótipos imagéticos. Dado o presente resultado, cumpre perguntar se a repetição do mesmo tanto em imagem quanto em termos não estaria nos impedindo de ver algo, ou seja, de pensar para além do que pode ser pensado.
PALAVRAS-CHAVE
Educação em Geografia. Educação pelas imagens. Imagens da Globalização.
IMAGES OF GLOBALIZATION IN GEOGRAPHY TEXTBOOKS: images that can be more
ABSTRACT
This article aims to investigate the presence of recurring images and terms in the approach of Globalization, in Geography textbooks designated to High School. The collections of books chosen for analysis were Território e Sociedade no Mundo Globalizado (LUCCI; BRANCO; MENDONÇA, 2013) and Geografia Geral e do Brasil: espaço geográfico e Globalização (SENE; MOREIRA, 2015). To achieve this goal, we are based on discussions elaborated by authors such as Massey (2009), Oliveira Jr (2009), Tonini (2011), Flores e Tonini (2014), Godoy (2010, 2013), among others. After having investigated, it was possible to perceive that we are crossed by clichéd images and words of Globalization, especially with a marked repetition of two stereotypes. Given the present result, it must be asked if the reproduction of the same in both image and terms would not be preventing us from seeing something, that is, to think beyond what can be thought.
KEYWORDS
Education in Geography. Education through images. Images of Globalization.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).