CONCEPÇÕES DE ENSINO DE GEOGRAFIA NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX NO BRASIL E NA ARGENTINA
Mots-clés :
ENSINO, EPISTEMOLOGIA, BRASIL, ARGENTINA, REGIÃORésumé
O presente trabalho analisa as principais concepções de ensino de geografia presentes nas primeiras décadas do século XX no Brasil e na Argentina e é resultado de pesquisa realizada no segundo semestre de 2016 na Universidade de Buenos Aires (UBA), parte do Programa Centros Associados de Pós-Graduação Brasil/ Argentina, financiado pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para o desenvolvimento da pesquisa, fizemos um amplo levantamento dos textos sobre ensino de geografia escritos nas primeiras décadas do século XX no Brasil e na Argentina e optamos pela análise daqueles que mais tiveram influência neste debate naquele contexto. No Brasil, os autores escolhidos foram Delgado de Carvalho e Aroldo de Azevedo. Na Argentina, optamos pelos trabalhos de Federico Daus y Romualdo Ardissone. A partir da análise dos textos, foi possível compreender a proximidade teórica e conceitual das obras destes autores sob a influência da escola de geografia francesa, com especial destaque para as ideias de Paul Vidal de La Blache. Além disso, a adoção do método indutivo pelos quatro autores e a consequente defesa da abordagem regional no ensino de geografia são aspectos que tiveram destaque nas obras analisadas.
PALAVRAS-CHAVE
Ensino. Epistemologia. Brasil. Argentina. Região.
CONCEPCIONES DE LA ENSEÑANZA DE LA GEOGRAFÍA EN LAS PRIMERAS DÉCADAS DEL SIGLO XX EN BRASIL Y ARGENTINA
RESUMEN
El presente trabajo analiza las principales concepciones acerca de la enseñanza de la geografía en las primeras décadas del siglo XX en Brasil y Argentina y es resultado de investigación desarrollada en el segundo semestre de 2016 en la Universidad de Buenos Aires (UBA). Tal instancia hace parte del Programa Centros Asociados de Posgrado Brasil/ Argentina financiado por la Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para el desarrollo de la investigación, hicimos un amplio levantamiento de los textos sobre la enseñanza de la geografía en las primeras décadas del siglo XX en Brasil y Argentina y elegimos analizar algunos por su capacidad de influencia en la construcción de la enseñanza da la geografía en los dos países. En Brasil, los autores elegidos fueran Delgado de Carvalho y Aroldo de Azevedo; en la Argentina, elegimos los trabajos de Federico Daus y Romualdo Ardissone. A partir del análisis de los textos fue posible comprender la proximidad teórica y conceptual de las obras de estos autores bajo la influencia de la escuela de geografía francesa, con especial destaque para las ideas de Paul Vidal de La Blache. Además, la adopción del método inductivo por los cuatros autores y la consecuente defensa del abordaje regional en la enseñanza de la geografía son aspectos que tuvieron destaques en las obras analizadas.
PALABRAS-CLAVE
Enseñanza. Epistemologia. Brasil. Argentina. Región.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).