APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: os benefícios da aprendizagem baseada em problemas por meio de um estudo de caso

Autores

  • Cleilton Sampaio de Farias Instituto Federal do Acre - IFAC, Campus Rio Branco.

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v7i14.500

Palavras-chave:

Aprendizagem baseada em problemas. Aprendizagem significativa. Ensino de Geografia.

Resumo

A Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP, por ser uma metodologia de ensino centrada no aluno, pode apresentar resultados bem favoráveis, pois, promove de forma ativa a autoaprendizagem, o trabalho em equipe, o pensamento crítico, a resolução de problemas, a adoção de estratégias facilitadoras das tomadas de decisão e a aprendizagem significativa.Assim, objetiva-se discutir as características de uma experiência de aprendizagem significativa no ensino médio integrado, que foi realizada sobre um tema da disciplina de Geografia e com a utilização do método da ABP na forma de estudo de caso. Para tanto, buscou-se em primeiro lugar construir um ambiente de aprendizagem significativa, posteriormente executou-se a experiência e, por fim, realizou-se algumas avaliações para compreender qual a contribuição da experiência para a aprendizagem significativa dos estudantes. Por fim, percebeu-se que a adoção de metodologias ativas como a ABP na forma de estudo de caso pode produzir resultados favoráveis ao desenvolvimento de capacidades essenciais para que os estudantes, por si só, resolvam problemas e produzam os seus próprios conhecimentos possibilitando, dessa forma, a aprendizagem significativa no ensino médio integrado.

PALAVRAS-CHAVE

Aprendizagem baseada em problemas. Aprendizagem significativa. Ensino de Geografia. 


SIGNIFICATIVE LEARNING IN GEOGRAPHY TEACHING: the benefits of Problem Based Learning through a case study

ABSTRACT

The Problem Based Learning - PBL, because it is a student centered teaching methodology, can have very favorable results because it actively promotes self learning, teamwork, critical thinking, problem solving, adoption of strategies to facilitate decision making and significative learning. Thus, we aim to discuss the characteristics of a meaningful learning experience in integrated secondary education, which was carried out on a subject of the Geography discipline and with the use of the PBL method in the form of case study. In order to do so, we first sought to build a significative learning environment, then the experience was carried out, and finally some evaluations were carried out to understand the contribution of the experience to significative student learning. Finally, it was observed that the adoption of active methodologies such as PBL in the form of a case study can produce favorable results for the development of essential skills so that the students, by itself, solve problems and produce their own knowledge enabling, from this significative learning in integrated secondary education.

KEYWORDS

Problem-based learning. Significative learning. Teaching Geography. 


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleilton Sampaio de Farias, Instituto Federal do Acre - IFAC, Campus Rio Branco.

Doutorando em Ensino de Biociências e Saúde - IOC/FIOCRUZ e professor de Geografia do Instituto Federal do Acre.

Downloads

Publicado

25/01/2018

Como Citar

de Farias, C. S. (2018). APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: os benefícios da aprendizagem baseada em problemas por meio de um estudo de caso. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 7(14), 224–241. https://doi.org/10.46789/edugeo.v7i14.500

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.