ANÁLISIS DEL CURRÍCULO ESPAÑOL: perspectiva desde la geografía y su didáctica
DOI :
https://doi.org/10.46789/edugeo.v8i15.576Résumé
El análisis de los documentos legales educativos muestra hiatos curriculares que requieren una reflexión disciplinar y una orientación didactica para su aplicación en el aula y para futuros diseños normativos. El currículo español en educación primaria desarrolla los contenidos geográficos en los cuatro primeros cursos y apenas se abordan en los dos cursos posteriores, debido a la relevancia que adquiere la historia. Así, se presentan muchos contenidos geográficos complejos, como el paisaje y el relieve, o bien el tiempo y el clima, en los dos primeros cursos. La jerarquía escalar de las unidades de paisaje origina errores geográficos conceptuales. La comprensión de los procesos dinámicos de la atmósfera exige unas capacidades, que están fuera del alcance de estas edades. Los contenidos sobre la cartografía sólo se abordan en el tercer curso, donde tan sólo se pretende identificar y localizar lugares. Todo ello, exige un debate en profundidad sobre los contenidos relevantes de la geografía que el alumnado debiera aprender.
PALABRAS CLAVE
Currículo. Tiempo y clima. Relieve. Paisaje. Cartografía. España.
ANÁLISE DO CURRÍCULO ESPANHOL: uma perspectiva a partir da Geografia e da sua didática
RESUMO
A análise de documentos legais educacionais mostra hiatos curriculares que exigem uma reflexão disciplinar e uma orientação didática para sua aplicação em sala de aula e para futuros projetos normativos. O currículo de espanhol no ensino primário desenvolve os conteúdos geográficos nos quatro primeiros anos escolares e dificilmente é abordado nos dois anos subsequentes, devido à relevância que a história adquire. Assim, muitos conteúdos geográficos complexos, como paisagem e relevo, ou tempo e clima, são apresentados nos dois primeiros anos. A hierarquia escalar das unidades de paisagem causa erros geográficos conceituais. Assim, compreender os processos dinâmicos da atmosfera requer capacidades que estão além do alcance dessas idades. Os conteúdos em cartografia são abordados apenas no terceiro ano, onde apenas o objetivo é identificar e localizar lugares. Tudo isso requer um debate aprofundado sobre os conteúdos relevantes da geografia que os alunos devem aprender.
PALAVRAS-CHAVE
Curriculo. Tempo e clima. Relevo. Paisagem. Cartografaa. Espanha.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).