AS “LEITURAS DE MUNDO” DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
um recorte sobre as produções científicas
DOI :
https://doi.org/10.46789/edugeo.v10i19.696Résumé
Este trabalho surgiu da necessidade de compreender melhor como as noções do campo de conhecimento da Geografia ligada à ideia das relações as quais o sujeito estabelece com e no espaço têm sido trabalhadas na educação infantil. Para tanto, o estudo visa discutir como os pesquisadores têm produzido suas publicações científicas sobre a Geografia desenvolvida nos espaços de Educação Infantil, de modo a possibilitar reflexões acerca das produções científicas já publicadas sobre o tema. Utilizamos a pesquisa de cunho qualitativo, a qual para Flick (2009, p. 20) “é de particular relevância ao estudo das relações sociais devido a pluralização das esferas da vida”. Para isso, baseamo-nos no método de análise de conteúdo proposto por Lawrence Bardin (2011), o qual nos permite uma análise de textos, para percebemos similaridades e diferenças entre os conteúdos analisados. Assim, o estudo demonstrou que este é um campo de estudo em expansão, ainda que, para a sua melhor compreensão há que se ampliar o escopo da pesquisa para as diversas regiões do Brasil. O estudo demonstrou também a necessidade de compreendermos o papel da Geografia na primeira infância, e sua relevância às crianças na perspectiva do fomento às possibilidades de leituras de mundo.
Palavras-chave
Geografia da Infância, Educação Infantil, Geografia.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).