AS GEOTECNOLOGIAS E O ENSINO UNIVERSITÁRIO: comparações metodológicas da disciplina de sensoriamento remoto
Palavras-chave:
Geotecnologias, Sensoriamento Remoto, EnsinoResumo
Este artigo é fruto do período de realização de Estágio Pós Doutoral na Universidade de Buenos Aires (Argentina), tendo como o objetivo central comparar as formas de Ensino Superior das geotecnologías, sendo estas enfocadas na disciplina de Sensoriamento Remoto, ofertada em instituições do Brasil e da Argentina. A condução da pesquisa delineou-se a partir de leituras, observações em sala de aula, visitas técnicas, conversas com educadores, elaboração de um questionário dirigido aos docentes que ministram a disciplina de Sensoriamento Remoto das universidades (UBA e UFU), e por fim, análises alicerçadas nas inferências advindas de tais procedimentos. Diante desse cenário, obtiveram-se situações adversas, fruto de uma diferença tanto curricular, quanto estrutural em relação aos procedimentos de ensino-aprendizagem, mas que, convergem para o mesmo ponto, e, consequentemente, obtêm-se resultados finais satisfatórios em relação ao conhecimento por parte dos discentes. Uma experiência significativa, que possibilitou uma visualização contextual, que perpassa as fronteiras, mas que abarca um grande ponto em comum, a preocupação do professor em ensinar o que de fato será útil para o aluno (futuro profissional) no desenvolvimento de suas atividades após sua graduação.
Palavras-chave
Geotecnologias, Sensoriamento Remoto, Ensino Superior, Metodologia de Ensino Superior.
LAS GEOTECNOLOGÍAS Y LA EDUCACIÓN UNIVERSITARIA: comparaciones metodológicas de la disciplina de teledetección
Resumen
Esta investigación se refiere al período de estudios de Pos Doctorado en la Universidad de Buenos Aires (Argentina), con el objetivo central de la comparación de las formas de enseñanza de las geotecnologías, que se desarrollan en la disciplina de sensores remotos, ofrecida en las instituciones de Brasil y Argentina. La realización de la investigación fue delineada a partir de lecturas, observaciones en el aula, visitas técnicas, las conversaciones con los educadores, el desarrollo de un cuestionario enviado a los profesores que enseñan la disciplina de sensores remotos en las universidades (UBA y UFU) y, finalmente, análisis basadas en las conclusiones derivadas de dichos procedimientos. Ante este escenario, se obtuvieron las situaciones adversas, resultado de una diferencia tanto curricular, cuanto estructurales en relación a los procedimientos de la enseñanza y el aprendizaje, pero que convergen en el mismo punto, y por lo tanto se obtienen resultados satisfactorios en relación con el conocimiento entre los alumnos. Una experiencia significativa, lo que permitió una vista previa de un contexto que sobrepasa las fronteras, sino que abarca un gran punto en común, la preocupación del docente en la enseñanza que en realidad será de utilidad a los estudiantes (futuros profesionales) en el desarrollo de su actividades después de la graduación.
Palabras-clave
Geotecnologías, Teledetección, Enseñanza, Educación Superior, Metodología de la Enseñanza Superior.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).