O ensino de Geografia na escola básica

partilhas para a construção de um Educação antirracista

Autores

  • Juliana Araújo Santos Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1424

Palavras-chave:

Educação antirracista, Ensino de Geografia, Prática de ensino

Resumo

A escola é um espaço de múltiplas possibilidades, onde diferentes sujeitos com vivências e percepções diversas se encontram, a fim de produzir conhecimentos, sendo motor de transformação social. A intenção deste artigo foi discutir práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito da Educação Básica, através da socialização dos resultados do Projeto Freedom, fruto da parceria estabelecida entre escolas pública e privada, situadas em municípios do semiárido baiano, cujo foco foi promover ações ligadas a uma educação antirracista, crítica, reflexiva e comprometida com mudanças sociais. O projeto foi estruturado em diferentes etapas, e se estendeu durante o ano de 2016, envolvendo turmas do primeiro ano do Ensino Fundamental 1 até a terceira série do Ensino Médio, em um movimento em rede. Seus resultados foram imensuráveis, refletindo na mudança de postura entre os estudantes negros e negras da escola, assim como em toda comunidade escolar.

 

The teaching of Geography in primary school: sharing for the construction of an anti-racist Education

Abstract

The school is a space of multiple possibilities, where different subjects with different experiences and perceptions meet, in order to produce knowledge, being an engine of social transformation. The intention of this article was to discuss pedagogical practices developed in the scope of Basic Education, through the socialization of the results of the Freedom Project, the result of the partnership established between public and private schools, located in municipalities of the semi-arid region of Bahia, whose focus was to promote actions related to An anti-racist, critical, reflective education committed to social change. The project was structured in different stages, and extended during 2016, involving classes from the first year of Elementary School 1 to the third year of High School, in a network movement. Its results were immeasurable, reflecting the change in attitude among the school's black students, as well as in the entire school community.

Keywords

Anti-racist education; Geography teaching; Teaching practice

 

La enseñanza de la Geografía en la escuela primaria: compartir para la construcción de una Educación antirracista

Resumen

La escuela es um espacio de múltiples posibilidades, donde se reúnen diferentes sujetos con diferentes experiencias y percepciones, con el fin de producir conocimiento, siendo un motor de transformación social. La intención de este artículo fue discutir lãs prácticas pedagógicas desarrolladas em el ámbito de La Educación Básica, a través de la socialización de los resultados Del Proyecto Libertad, resultado de la asociación establecida entre escuelas públicas y privadas, ubicadas em municipios de la región semiárida de Bahía, cuyo enfoque fue promover acciones relacionadas con la una educación antirracista, crítica, reflexiva y comprometida conel cambio social. El proyecto se estructuró en diferentes etapas, y se extendió durante el año 2016, involucrando a clases desde el primer año de Primaria 1 hasta el tercer año de Bachillerato, em um movimiento en red. Sus resultados fueron inconmensurables, reflejando el cambio de actitud entre los estudiantes negros de la escuela, así como en toda la comunidad escolar.

Palabras clave

Educación antirracista, enseñanza de la geografía, práctica docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Abramovay, Miriam. Escola e violência. Brasília: Unesco, 2002.

Andrade, Manuel Correia O pensamento geográfico e a realidade brasileira. Boletim Paulista de Geografia, n. 54, p. 5-28, 1977.

Almeida, Mônica Angélica Barbosa de. Pedagogia histórico-crítica: um guia para o planejamento do trabalho pedagógico. Anápolis: IFG, 2019.

Almeida, Silvio. Racismo estrutural. São Paulo: Ed. Jandaíra, 2019.

Araújo, Noême Martins de; Moaris, Hugo Arruda de; Silva, Alyne Karollayne Melquiades Souza da. Joaquim Nabuco e o saber geográfico: uma leitura a partir de Manuel Correia de Andrade. Revista Rural & Urbano, v. 7, n. 2, p. 32-59, 2022. Disponível em:https://periodicos.ufpe.br/revistas/ruralurbano/article/view/255499. Acesso em: 21 jan. 2024 DOI: https://doi.org/10.51359/2525-6092.2022.255499

Arroyo, Miguel. Outros sujeitos, outras pedagogias. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

Cavalcanti, Lana de Souza. Pensar pela Geografia:ensino e relevância social.Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2019.

Collins, Patrícia Hill. Black feministthought. New York: Routledge, 2000.

Collins, Patrícia Hill. Epistemologia feminista negra. In: Costa, Joaze Bernadino; Torres, Nelson Maldonado; Grosfoguel, Ramón (org.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. p. 77-82.

Deleuze, Giles. Conversações. São Paulo: Editora 34, 1998.

Deleuze, Giles. Diferença e Repetição. 2. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2006.

Freire, Paulo. Educação como prática da liberdade. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

Freire, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

Gallo, Silvio. Educação, devir e acontecimento: para além da utopia formativa. Educação e Filosofia, v. 26, p. 41-72, 2012.

Garcia, Débora. Coroações: aurora de poemas. São Paulo: Autores Associados, 2014.

Gasparin, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2007.

Gasparin, João Luiz. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 5. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2012.

Guimarães, Geny Ferreira. Geo-grafias negras & geografias negras. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros, v. 12, p. 292-311, 2020. DOI: https://doi.org/10.31418/2177-2770.2020.v12.c1.p292-311

Guimarães, Geny Ferreira. Rio Negro de Janeiro: olhares geográficos de suas heranças negras e o racismo no processo-projeto patrimonial. Tese (Doutorado em Geografia). Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2015.

Heidegger, Martin. Construir, habitar, pensar. In: Heidegger, Martin. Ensaios e conferências.Petrópolis: Vozes, 2001. p. 125-142.

Janata, Natasha Eugênia; Anhaia, Edson Marcos de. Escolas/Classes Multisseriadas do Campo: reflexões para a formação docente. Educação & Realidade, v. 40, n. 3, p. 685-704, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623645783

Lima, Elias Lopes de. O lugar do sujeito em a natureza do espaço, de Milton Santos. Revista de geografia, v.3, n.2, p.1-8, 2013.

Marandola Junior, Eduardo. Heidegger e o pensamento fenomenológico em geografia: sobre os modos geográficos de existência. Geografia, v. 37, n. 1, p. 81-94, 2012.

Morin, Edgar. Ciência com consciência. Martins: Publicações Europa-América, 2000.

Pinheiro, Barbara Carine. Como ser um educador antirracista. São Paulo: Editora Planeta, 2023.

Santos, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.

Saviani, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 8. ed. Campinas: Autores Associados, 2013. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.8i1.0013

Publicado

2024-06-02

Como Citar

Santos, J. A. (2024). O ensino de Geografia na escola básica: partilhas para a construção de um Educação antirracista. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 14(24), 05–19. https://doi.org/10.46789/edugeo.v14i24.1424

Artigos Similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.