(DES)ENCUENTROS DE LA MIRADA AMBIENTAL DE LOS PROFESORES Y LOS ALUMNOS EN LA GEOGRAFÍA ESCOLAR: el caso del agua, desde el cine de ficción
Palavras-chave:
Geografia escolar, Cinema, Questão AmbientalResumo
La presente experiencia pedagógica pone de relieve los (des)encuentros de las miradas sobre la cuestión ambiental desde la práctica docente en el aula de geografía de la educación secundaria. Buscando cuestionar un único sentido del aprendizaje escolar otorgado al cine en la educación geográfica, se presentan las primeras aproximaciones a “otras” miradas, “otras” posibilidades de pensamientos visuales emergentes desde las subjetividades e intereses de los alumnos sobre la cuestión ambiental en una apertura e iniciación a la imaginación desde sus propias narrativas, contradictorias a los intereses curriculares de la geografía escolar. Se desarrollan dos recorridos pedagógicos, por un lado se hace mención a la secuencia didáctica realizada por el profesor de Geografía con alumnos de 5to año en la materia Geografía Social y Económica de la Argentina y por el otro lado se presenta como alternativa emergente un cuadro de aprendizajes relativos a la problemática del agua desde las miradas de los estudiantes que visibilizan lo “oculto” de las imágenes en movimiento, percibido y sentido por ellos y no incorporado en el proceso pedagógico por parte del docente.
Palabras clave
Geografía escolar, Cine, Cuestión ambiental.
(DES) ENCONTROS: DA MIRADA AMBIENTAL DE PROFESSORES E ALUNOS NA GEOGRAFIA ESCOLAR: o caso da água a partir do cinema de ficção
Resumo
O presente trabalho trata de uma experiência pedagógica que destaca (des)encontros dos olhares sobre a questão ambiental, na prática docente da geografia escolar. Problematiza a ideia de um único sentido de aprendizagem por meio de filme, na educação geográfica. Apresentam-se outros olhares e outras possibilidades de promoção de pensamentos visuais, emergentes das subjetividades e do interesse dos alunos sobre a questão ambiental, com abertura para uso da imaginação em suas narrativas, mesmo quando contraditórias aos interesses curriculares da geografia escolar. Apresentam-se dois aspectos da experiência pedagógica: uma sequência didática, realizada por um professor de Geografia, com alunos de 5º ano, na disciplina Geografia Social e Econômica da Argentina, e um quadro de aprendizagens sobre a questão da água a partir dos olhares dos alunos desvelando o ‘oculto’ de imagens em movimento, percebido e sentido por eles e não incorporado ao processo pedagógico pelo professor.
Palavras-chave
Geografia escolar, Cinema, Questão Ambiental
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.brDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).