CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA
Resumo
O estágio supervisionado, componente curricular obrigatório nos cursos de formação docente, deve caminhar no sentido da inserção da prática da pesquisa como forma de contribuir na formação de um educador crítico, reflexivo e produtor de conhecimento. A concepção de um educador para atuar na contemporaneidade deve contemplar a preparação para auxiliar na construção de uma escola inclusiva, voltada para a formação de um pensamento democrático e cidadão. Baseando-se nesses princípios, os licenciandos do curso de Geografia Licenciatura, que cursavam a disciplina Estágio Supervisionado II, foram inseridos em uma pesquisa desenvolvida na escola campo de estágio que buscava as percepções dos seus alunos sobre preconceito de gênero, social e de orientação sexual. Os futuros professores foram estimulados a participar de todas as etapas da pesquisa: elaboração dos questionários, aplicação, análise, tabulação dos resultados e apresentação dos resultados a comunidade escolar. Nesse estudo de natureza qualitativa optou-se pela perspectiva fenomenográfica, utilizando como instrumento de recolha de dados o questionário. Ao longo do desenvolvimento do trabalho os estagiários foram confrontados com seus próprios preconceitos e levados a repensar seus valores e a refletir sobre seu papel como educador.
Palavras-chave
Estágio Supervisionado, Pesquisa, inclusão, Formação do professor de Geografia.
RESEARCH CONTRIBUTIONS IN THE SUPERVISED INTERNSHIP IN SHAPING THE GEOGRAPHY TEACHER
Abstract
The supervised internship, mandatory curricular component in teacher training courses, must walk towards the practice of research on the formation of a critical, reflective educator and producer of knowledge. The design of an educator to work in contemporary times should contemplate the preparation to assist in building an inclusive school, toward the formation of a democratic and thinking citizen. Thus, the students of the course of Geography Degree, who attended the discipline Supervised Internship II, were included in a survey developed at school internship field seeking his students ' perceptions about gender, social prejudice and sexual orientation. It is not intended in this paper to discuss the themes addressed in this investigation, but the contributions arising from the practice of research carried out on stage. Trainees participated in all stages of research, since the drafting of questionnaires to the submission of the results to the school community. In this study of qualitative nature, the content analysis and categorization, using as a tool for data collection the questionnaire. Throughout the development of the work, the trainees were confronted with their own prejudices and taken to rethink their values and to reflect on its role as an educator.
Keywords
Supervised internship, Research, Inclusion, Formation of Geography teacher.
ISSN: 2236-3904
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