DE JOVENS E DE GEOGRAFIAS: os múltiplos olhares de jovens contemporâneos em relação a Geografia Escolar
Palavras-chave:
Jovens. Juventude. Ensino. Geografia.Resumo
O jovem contemporâneo vem surpreendendo a sociedade nos mais diferentes setores. Este artigo trata das culturas juvenis no âmbito escolar e suas relações com o ensino da Geografia. Objetivamos identificar os sentidos que jovens do ensino médio atribuem ao ensino desta disciplina. O referencial teórico utilizado buscou colocar em diálogo as linhas de investigação: as culturas juvenis e o ensino de Geografia. Para atingir os objetivos propostos, montou-se um questionário sobre as relações dos sujeitos-jovens entrevistados com a Geografia escolar, aplicado em três turmas de terceiro ano do ensino médio da escola pública em Porto Alegre (RS). Os resultados da pesquisa indicam que o jovem-aluno vincula muito fortemente aos temas físicos da ciência, ao citar exemplos como localização e fusos horários. Há o questionamento, então, sobre a condução das aulas de Geografia, no ensino básico, a saber, se as mesmas dão conta do conceito pleno do espaço geográfico, no sentido de trabalhar as temáticas físicas, mas também as humanas da ciência. Percebemos que há relação direta entre as práticas juvenis e possíveis temas a serem trabalhados na aula de Geografia. Há muito que se avançar neste tipo de pesquisa, uma vez que tratamos, além dos objetos previstos, da prática docente.
Palavras-chave
Jovens, Juventude, Ensino, Geografia.
JOVENES E GEOGRAFÍAS: las múltiples perspectivas de la juventud contemporánea en relación con la Geografía Escolar
RESUMEN
El jóven contemporáneo viene sorprendiendo la sociedad en distintos sectores. Esta investigación se ocupa de las culturas juveniles en el entorno escolar y su relación con la enseñanza de la geografía. Este estudio tuvo como objetivo identificar los significados que atribuyen a los estudiantes de la escuela secundaria a la enseñanza de la Geografía. El marco teórico trató de poner en las principales líneas de diálogo desta investigación: culturas juveniles y la enseñanza de la geografía. Para lograr los objetivos propuestos, se reunió una encuesta acerca de la relación del sujeto-jóven encuestados con la geografía, aplicada en tres clases de tercer grado de la escuela de secundaria de la red pública estadual en Porto Alegre (RS). Los resultados de la encuesta indican que el joven estudiante vincula muy fuertemente a los problemas físicos de la ciencia, citando ejemplos como ubicación y tiempo-zonas-geográficas. Está la cuestión, entonces, sobre la realización de clases de Geografía en la educación primaria, es decir, si se dan cuenta el concepto completo del espacio geográfico con el fin de trabajar los problemas físicos, sino también la ciencia humana. Se observó que existe una relación directa entre las prácticas de los jóvenes y los posibles temas que se trabaja en la clase de geografía. Hay mucho que avanzar en este tipo de investigación, ya que tratar, además de los objetos ya siempre en nuestra práctica docente.
Palabras clave:
Joven, Juventud, Enseñanza, Geografía.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).