EDUCAÇÃO E NEOLIBERALISMO: o caso do projeto escola sem partido
Palavras-chave:
Escola sem Partido, Políticas Educacionais, Projeto de Lei Nº 867/2015,Resumo
Historicamente o desenvolvimento dos serviços educacionais na sociedade brasileira ocorreu a partir de conflitos sociais. Após o período da redemocratização esses conflitos aconteceram predominantemente a partir da dimensão econômica, como nos casos do pagamento do piso nacional aos docentes e da destinação de percentual da receita líquida à educação. No ano de 2015 foi apresentado junto à Câmara dos Deputados Federais o Projeto de Lei No 867/2015, mais conhecido como “Projeto Escola sem Partido”. Essa discussão apresenta as contradições de perspectivas vinculadas à educação no âmbito epistemológico, uma vez que contrapõe diretamente perspectivas teóricas abordadas nos espaços educativos. Entende-se que esse projeto direciona o conhecimento escolar para a manutenção dos poderes hegemônicos na sociedade contemporânea.
PALAVRAS-CHAVE
Escola sem Partido. Políticas Educacionais. Projeto de Lei No 867/2015.
EDUCACIÓN Y NEOLIBERALISMO: el caso del proyecto escuela sin partido
RESUMEN
Históricamente el desarrollo de los servicios educativos en la sociedad brasileña ocurrió a partir de conflictos sociales. Después del período de la redemocratización esos conflictos ocurrieron predominantemente a partir de la dimensión económica, como en los casos de pago del salario base nacional de los docentes y el destino del porcentaje de los ingresos netos a la educación. En el año 2015 se presentó ante la cámara de Diputados Federales el Proyecto de Ley No 867/2015, más conocido como "Proyecto Escuela sin Partido". Esta discusión presenta las contradicciones de perspectivas vinculadas a la educación en el ámbito epistemológico, ya que contrapone directamente perspectivas teóricas abordadas en los espacios educativos. Se entiende que ese proyecto dirige el conocimiento escolar para el mantenimiento de los poderes hegemónicos en la sociedad contemporánea.
PALABRAS CLAVE
Neoliberalismo. Escuela sin Partido. Políticas Educativas. Proyecto de Ley No 867/2015.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).