O QUE FAZEM OS EGRESSOS DO PIBID-GEOGRAFIA DA UNIOESTE?

Autores

  • Eliete Woitowicz Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Camila Heimerdinger
  • Marli Terezinha Szumilo Schlosser Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.46789/edugeo.v8i15.443

Palavras-chave:

PIBID, Egressos, Formação inicial de professores de Geografia.

Resumo

Diante dos resultados positivos expressos em pesquisas sobre a formação inicial de professores, fortalecida por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), identificou- se a necessidade de verificar onde estão e o que fazem os ex- pibidianos, formados no Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Marechal Cândido Rondon (MCR). Esses egressos tiveram a oportunidade de participar do Programa durante o cursar da graduação (2011-2016), e podem indicar quais são as suas percepções em relação às atuações do PIBID, antes e depois de concluir a Licenciatura. Portanto, pretende-se ouvi-los, de modo a analisar as contribuições do subprojeto de Geografia para os egressos que estão no exercício da docência na Educação Básica. Também, busca-se evidenciar as principais características do PIBID como auxiliar na formação inicial docente, o qual não pode ser considerado responsável por inserir os egressos na carreira do magistério. Constatou-se que 42% dos egressos do Programa não atuam na Educação Básica, sobretudo por falta de convocações em processos seletivos e concursos do Estado do Paraná, que possui um contexto político específico. Os dados obtidos indicam que a valorização da formação docente almejada pelo PIBID passa por entraves, uma vez que o Programa atribui status diferenciado à profissão durante a licenciatura, sendo desprezado pelo governo no momento da contratação e inserção desses profissionais na Educação Básica.

PALAVRAS-CHAVE

PIBID. Egressos. Formação inicial de professores.


¿QUÉ HACEN LOS GRADUADOS DEL PIBID-GEOGRAFÍA DE UNIOESTE?

Dados los resultados positivos expresados en investigaciones sobre la formación inicial del profesorado, fortalecida a través del Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), se identificó la necesidad de verificar dónde están y lo que hacen los ex pibidianos, formados en el curso del grado en Geografía de la Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus Marechal Cândido Rondon (MCR). Estos graduados tuvieron la oportunidad de participar en el Programa durante la graduación asistir (2011-2016), y puede indicar cuáles son sus percepciones con respecto a las actuaciones del PIBID, antes y después de completar el grado. Por lo tanto, tenemos la intención de escuchar a los mismos, con el fin de analizar las contribuciones de Geografía subproyecto para los graduados que están en la profesión docente en la Educación Básica. Asimismo, se busca evidenciar las principales características del PIBID como forma de ayudar la formación inicial docente, el cual no puede ser considerado responsable de insertar los graduados en la carrera del magisterio. Se constató que el 42% de los graduados del Programa no actúan en la Educación Básica, sobre todo por falta de convocatorias en procesos selectivos y concursos del Estado de Paraná, que posee un contexto político específico. Los datos obtenidos indican que la valorización de la formación docente anhelada por el PIBID pasa por obstáculos, una vez el Programa atribuye status diferenciado a la profesión durante el grado, siendo despreciado por el gobierno en el momento de la contratación e inserción de esos profesionales en la Educación Básica.

PALABRAS CLAVE

PIBID. Graduados. La formación inicial del profesorado.


ISSN: 2236-3904

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG

www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30/07/2018

Como Citar

Woitowicz, E., Heimerdinger, C., & Schlosser, M. T. S. (2018). O QUE FAZEM OS EGRESSOS DO PIBID-GEOGRAFIA DA UNIOESTE?. Revista Brasileira De Educação Em Geografia, 8(15), 216–241. https://doi.org/10.46789/edugeo.v8i15.443

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.