CARTOGRAFIA ESCOLAR E O PENSAMENTO ESPACIAL FORTALECENDO O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v7i13.494Resumo
Este artigo está vinculado a várias pesquisas com o objetivo de analisar a compreensão conceitual de lugar, paisagem e cidade dos estudantes de graduação e de professores de Geografia por meio do uso da linguagem cartográfica. No decorrer das aulas de Metodologia de Geografia com a graduação, analisamos o impacto das atividades sequenciadas de Geografia para validar estratégias de metodologias de ensino no processo de aprendizagem. A discussão proposta neste artigo está relacionada à dimensão dos saberes e dos fazeres docentes, a partir de uma reflexão sobre a importância de se pensar uma Didática especial para a Geografia por meio da cartografia escolar.
PALAVRAS-CHAVE
Ensino de Geografia. Letramento cartográfico. Formação de professores. Didática da Geografia. Aprendizagem.
CARTOGRAFÍA ESCOLAR Y EL PENSAMIENTO ESPACIAL FORTALECIENDO EL CONOCIMIENTO GEOGRÁFICO
RESUMEN
Este artículo está vinculado a varias investigaciones con el objetivo de analizar la comprensión conceptual de lugar, paisaje y ciudad de los estudiantes de graduación y de profesores de Geografía por medio del uso del lenguaje cartográfico. En el curso de las clases de Metodología de Geografía con la graduación, analizamos el impacto de las actividades secuenciadas de Geografía para validar estrategias de metodologías de enseñanza en el proceso de aprendizaje. La discusión propuesta en este artículo está relacionada con la dimensión de los saberes y de los hacer docentes, a partir de una reflexión sobre la importancia de pensar una Didáctica especial para la Geografía por medio de la cartografía escolar.
PALABRAS CLAVE
Enseñanza de Geografía. Letramiento cartográfico. Formación de profesores. Didáctica de la Geografía. Aprendizaje.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).