FLEXIBILIZAÇÃO COMO PRINCÍPIO CURRICULAR DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.46789/edugeo.v8i15.525Resumo
O presente texto relata parte dos resultados de uma pesquisa que objetivou analisar o currículo de cursos de licenciatura em Geografia de instituições públicas federais e/ou estaduais, em diferentes contextos geográficos do país, tendo em vista o princípio de flexibilização curricular proposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica (DCNs). Nesse recorte, num primeiro momento apresenta-se um conjunto de aspectos conceituais e outros elementos de contextualização das políticas educacionais e de currículo direcionadas para a formação de professores, com enfoque na flexibilização curricular. Por extensão, na sequência, situa-se a flexibilização como estratégia metodológica e princípio orientador da elaboração-organização dos currículos dos cursos de formação de professores de Geografia pesquisados. Para tanto, analisam-se a Resolução CNE/CP no 1/2002 e legislações/ normas complementares, bem como dez Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de Licenciatura em Geografia desenvolvidos em universidades públicas (estaduais e federais), localizadas em diferentes regiões do país.
PALAVRAS-CHAVE
DCN. Flexibilização curricular. Formação de professores de Geografia.
FLEXIBILITY AS A PRINCIPLE OF CURRICULUM OF GEOGRAPHY TEACHER TRAINING
ABSTRACT
The present text reports part of the results of a research that aimed to analyze the curriculum of undergraduate courses in Geography of federal and/or state public institutions in different geographic contexts of the country, considering the principle of curricular flexibilization proposed by the National Curricular Guidelines for the Education of Basic Education Teachers (DCNs). In this section, we present a set of conceptual aspects and other elements of contextualization of educational policies and curriculum directed towards teacher education, with a focus on curricular flexibility. By extension, in the sequence, it is located the flexibilization as methodological strategy and guiding principle of the elaboration- organization of the curricula of the training courses of geography teachers researched. For this purpose, CNE/CP Resolution 1/2002 and complementary legislation/norms are analyzed, as well as ten Pedagogical Projects of Courses (PPC) of Degree in Geography developed in public universities (state and federal), located in different regions of the country.
KEYWORDS
DCN. Curricular flexibility. Training of teachers of Geography.
ISSN: 2236-3904
REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA - RBEG
www.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Brasileira de Educação em Geografia, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. E declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98)
2. A Revista Brasileira de Educação em Geografia tambem segue a "Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre".
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).